26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Começa testagem de Covid-19 no Terminal Rodoviário de Manaus

Passageiros que testam positivo para a doença são rastreados e fazem o teste RT-PCR para investigar a variante do vírus

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) iniciou, nesta quinta-feira (08/07), a operação de testagens de detecção para Covid-19 no Terminal Rodoviário de Manaus. Os passageiros recém-chegados à capital são convidados a realizar, voluntariamente e gratuitamente, exames RT-PCR e teste de antígeno.

Esse é o terceiro ponto de testagem de passageiros em Manaus. A operação conta com bases de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Porto de Manaus.

As testagens constituem a Vigilância Genômica do Amazonas, ferramenta para análise do cenário epidemiológico de Covid-19 no estado, incluindo o monitoramento de amostras para detectar variantes do vírus.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, o novo ponto fortalece a operação de testagens e oportuniza o monitoramento de passageiros, que transitam vindos dos municípios do interior do Estado e até de outros estados.

“O novo coronavírus permanece circulando em todo o país e as testagens são ferramentas importantes para identificar os casos, isolá-los e evitar a disseminação da Covid-19”, afirma.

A coordenadora da operação de testagens e gerente da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-RCP), enfermeira Evelyn César, explica que, caso um exame apresente resultado positivo, a amostra nasofaríngea segue para sequenciamento genético, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), para identificar o tipo de variante do vírus.

“Quando as pessoas desembarcam, é ofertado o teste. É feita uma breve triagem, a gente faz a aplicação do teste e o resultado sai em 15 minutos. Se for positivo, a gente orienta o isolamento domiciliar, pega número de telefone de contatos que ele teve recente e rastreia os contatos que vieram no mesmo ônibus”, explica a enfermeira.

A professora Léa Duarte, que estava chegando de Boa Vista (RR) e desembarcou nesta quinta-feira em Manaus para uma viagem a trabalho, afirmou que a realização do exame é muito importante para ela e para os moradores locais.

“Esse exame está me trazendo bastante segurança, é muito importante a gente sair de um estado para o outro e já ser recepcionado com o teste. Até mesmo um cuidado especial para o povo amazonense, porque além de contribuir com a minha saúde, também vou contribuir com eles”, afirma a professora.

Integração – A operação é realizada em parceria com a secretaria municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E as coletas são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS).

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Roberto Carlos/Secom

spot_img