32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Comissão de Defesa do Consumidor alerta para ‘maquiagem’ de preços na Black Friday

Com a proximidade do maior evento do varejo, a Black Friday, que este ano será no próximo dia 24, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), presidida pelo deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos), faz um alerta aos amazonenses para o cuidado com as fraudes que podem ocorrer nas ofertas em lojas físicas e pela internet.

A coordenadora da CDC-Aleam, Rosely Fernandes, explicou que é importante os consumidores aproveitarem as semanas que antecedem a data para pesquisar os preços dos produtos, registrar e comparar no dia do evento para saber se houve honestidade do estabelecimento em praticar o desconto. “Se for comprovado que o desconto não foi real, se os preços foram maquiados, o consumidor pode acionar os órgãos de defesa do consumidor”, ressaltou.

Outro cuidado que deve ser tomado é com as compras nas lojas virtuais. Segundo a coordenadora da comissão, o consumidor deve ficar atento ao histórico do site, o tempo no mercado de consumo, se possui inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), além de verificar a razão social. “É importante os consumidores verificarem se o site possui o selo de compra segura, geralmente é aquele cadeado, e prestar atenção no prazo de entrega do produto”, acrescentou.

O presidente da CDC-Aleam, deputado Abdala, informou que o consumidor amazonense pode procurar a comissão, localizada no 4º andar da Aleam, para fazer denúncias de ofertas fantasmas e caso seja lesado por algum estabelecimento na Black Friday. “Uma vez constatada a infração, encaminharemos ao poder Executivo, seja estadual ou municipal, para as devidas sanções administrativas”, explicou, ao esclarecer que o estabelecimento poderá ser multado, o valor depende da oferta e do porte da empresa.

Texto: Assessoria do Deputado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui