Take a fresh look at your lifestyle.

Comissão de Educação solicita acompanhamento na seleção de diretores de escolas do município

-publicidade-

Atualmente, a Semed tem 506 diretores atuando na rede municipal

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM), vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), solicitou, nesta quarta-feira (11) por meio de indicação à Secretaria Municipal de Educação (Semed), para acompanhar, por meio da comissão, todo o processo na seleção interna e a criação de banco de dados para função de diretor escolar.

O processo seletivo interno foi publicado no Diário Oficial do Município no último dia 6 de março. Atualmente, a Semed tem 506 diretores atuando na rede municipal. De acordo com Therezinha, a Comissão de Educação, que tem o papel de fiscalizar as ações que envolvem a educação no município, irá acompanhar os procedimentos a serem adotados no processo seletivo, para esclarecer à população e aos profissionais da educação.

A seleção, considerada inédita, é uma maneira de a secretaria valorizar ainda mais o profissional da educação. “Atualmente a Semed tem 506 gestores atuando na rede, e em muitos casos, há uma necessidade em substituir alguns deles, seja por licenças médicas, afastamentos ou por aposentadoria. Com o banco de currículos, a Semed vai poder selecionar quem estar qualificado e apto para assumir uma gestão”, comenta Therezinha.

Processo seletivo

A seleção faz parte do Programa Municipal de Certificação e Composição de Banco de Diretores para Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Manaus (Procert) e é destinada a professores e pedagogos efetivos da Semed com experiência de, no mínimo, três anos em uma unidade escolar.

Com esse banco de dados, o programa Procert também visa atender as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que propõe a efetivação de diretores associados a critérios técnicos de mérito e desempenho, bem como à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas em todo o país.

As inscrições poderão ser realizadas do dia 23 a 27 de março no site da Semed (semed.manaus.am.gov.br), no link do Procert. O processo está dividido em cinco fases de caráter eliminatório e classificatório: 1ª Fase- Prova Objetiva e Conhecimentos Específicos; 2ª Fase – Avaliação de Perfil; 3ª Fase – Analise de Currículo; 4ª Fase – Programa de Formação e 5ª Fase – Resultado Final com homologação do banco de dados.
A data da prova está marcada para o dia 26 de abril. Os locais e horários das provas serão divulgados no dia 17 de abril também pelo site da Semed.

-publicidade-