A Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Amazonas (CEL/Aleam), presidida pelo deputado estadual Fausto Souza (PSD), no período de julho a dezembro de 2014, efetuou trabalho em cima de proposições recebidas e relatadas com indicação do parecer favorável pelo relator. Ainda neste período, a CEL realizou visitas técnicas em municípios e entidades ligadas ao esporte como a Arena da Amazônia.

Dentro do cronograma de ações da Comissão de Esportes está a realização de onze reuniões externas, sendo duas no mês de julho, quatro em agosto, uma em setembro, três em outubro e outra em novembro, além da aprovação de projetos e requerimentos.

Segundo Fausto Souza foram realizadas ainda quatro visitas técnicas sendo uma, no mês de agosto, ao município de Manacapuru e outra, no mês de setembro, em Itacoatiara. Outras duas visitas ocorreram em Parintins e Borba no mês de novembro.

A Comissão também realizou visitas técnicas na capital do Estado. E, no que tange à produção legislativa, emitiu parecer favorável a dois projetos de Leis de autoria dos deputados Tony Medeiros (PSL), no mês de julho, e do deputado Fausto Souza no mês de dezembro. Passaram ainda pelo crivo e aprovação da CEL a análise de oito requerimentos.

Dentre as principais propostas apresentadas e aprovadas, Fausto Souza destacou o Expediente encaminhado sob forma de indicação ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), sugerindo a construção de cinco Centros de Iniciação de Esportes (CIEs) na capital Manaus e nos municípios amazonenses de Itacoatiara, Manacapuru, Coari e Parintins.

Segundo o parlamentar, a construção dos CIEs possui como objetivo principal viabilizar a formação e o incentivo à prática de esportes em modalidades estratégicas, voltadas para comunidades carentes por meio da oferta de equipamentos de infraestrutura poliesportiva para a população.

Fausto Souza encaminhou ainda Expediente ao governador do Estado do Amazonas, José Melo (PROS), sob forma de indicação para que insira no “Plano de Expansão” a instalação dos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PAC’s) nos municípios que integram essa região.

O deputado justificou o encaminhamento à sua preocupação com o crescimento, expansão e desenvolvimento dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM). Hoje fazem parte da RMM, além de Manaus, os municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba, Careiro da Várzea e Novo Airão, a proposta é extensiva ainda aos municípios de Tefé, Maués, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.

Segundo o deputado, nestes quatro anos presidindo a Comissão de Esporte e Lazer, ele verificou in loco, em bairros e municípios do Amazonas, as várias necessidades esportivas e de entretenimento e propôs soluções através de projetos de Lei e requerimentos para sanar essas adversidades. “Desta forma, contribuímos muito para a melhoria do esporte do Amazonas, mas com a certeza que muito mais há para ser feito”, afirmou Fausto Souza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here