Comitê Organizador confirma estádios da Conmebol Copa América Brasil 2019 e Arena da Amazônia está fora

SÃO PAULO, SP, 12.06.2014: COPA/BRASIL x CROÁCIA - Torcida - Partida entre Brasil x Croácia, válida pela primeira rodada do Grupo A, durante jogo abertura da Copa do Mundo 2014, realizado na Arena Corinthians (Itaquerão), na zona leste de São Paulo, nesta quinta-feira (12). (Foto: Jorge Martinez/Mexsport/Fotoarena/Folhapress)

Estádio Morumbi, em São Paulo, foi indicado como local da abertura. A grande final será no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

O Conselho da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) aprovou nessa segunda-feira, dia 17, a proposta apresentada pelo Comitê Organizador Local da CONMEBOL Copa América Brasil 2019 com relação às cidades-sede e estádios selecionados para a competição, que será disputada entre 14 de junho e 7 de julho. Com isso a Arena da Amazônia está fora da competição.

O Estádio Morumbi foi indicado para receber a abertura, que terá o anfitrião Brasil em campo. A grande final será no Estádio do Maracanã. Arena do Grêmio e Estádio Mineirão são os locais das semifinais. Arena Fonte Nova e Arena Palmeiras completam a relação de estádios da competição. O próximo passo para a confirmação de todos os estádios é a assinatura dos contratos com cada gestor.

Desta forma, a 46ª edição do torneio mais antigo de Seleções do mundo e que retorna ao Brasil depois de 30 anos, será disputada em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e por 12 Seleções participantes. Em campo, nove títulos da Copa do Mundo da FIFA reunidos e algumas das maiores estrelas do futebol mundial.

Além dos dez países sul-americanos membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Qatar participarão como convidados.

“Nosso objetivo foi selecionar estádios modernos, com grande capacidade de público e que tenham operação regular em partidas de futebol e shows internacionais. Combinamos estádios usados na Copa do Mundo da FIFA 2014 com outros que ainda não participaram dos grandes eventos realizados no Brasil. Além disso, preservamos a recuperação física dos atletas e a qualidade do espetáculo com a premissa de não haver viagens acima de três horas entre as sedes”, explicou Rogério Caboclo, CEO do Comitê Organizador Local da CONMEBOL Copa América Brasil 2019.

“Estamos chegando cada vez mais perto de uma nova edição do mais antigo torneio de Seleções do mundo. Com a qualidade técnica das equipes sul-americanas e o alto nível de competição na CONMEBOL, a mais competitiva do planeta, a Copa América Brasil 2019 promete ser uma competição emocionante. E que lugar melhor do que o Brasil, lar do pentacampeonato mundial, do Pelé e do belo jogo, para oferecer ao mundo e aos nossos convidados a oportunidade de vivenciar a paixão, a magia e a rica história do futebol sul-americano?”, afirmou Alejandro Dominguez, Presidente da CONMEBOL.

Relação de estádios indicados para a CONMEBOL Copa América Brasil 2019:

Estadio Mineirão – Belo Horizonte
Capacidade aproximada: 63.000 espectadores

Arena do Grêmio – Porto Alegre
Capacidade aproximada: 56.000 espectadores

Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro
Capacidade aproximada: 78.000 espectadores

Estádio Morumbi – São Paulo
Capacidade aproximada: 67.000 espectadores

Arena Palmeiras – São Paulo
Capacidade aproximada: 42.000 espectadores

Arena Fonte Nova – Salvador
Capacidade aproximada: 48.000 espectadores