24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Comunidade do Livramento denuncia irregularidades na UBS e falta de estrutura para estudantes do ensino tecnológico

Problemas vinculados à Saúde e Educação compõem o “leque” de reivindicações da comunidade do Livramento, situada à margem esquerda do baixo rio Negro, no Igarapé do Tarumã. Por solicitação das lideranças comunitárias, a vereadora Rosi Matos (PT) esteve presente na área rural, nesta quinta-feira (12). A parlamentar foi recebida pelo Presidente da Associação Comunitária do Livramento, Paulo Oliveira.

Em conversa com os moradores, houve várias reclamações a respeito da Unidade Básica de Saúde (UBS). Os mesmos disseram que a UBS não apresenta condições regulares para funcionamento, os riscos de contaminação são notáveis, faltando até mesmo o básico. O posto não tem farmácia e muito menos remédio; o material hospitalar não é armazenado adequadamente; os equipamentos são improvisados, etc.

Quanto à estrutura, o espaço se torna insuficiente para atendimento, e demais procedimentos são impossíveis de realizar (curativos e exames de rotina). Para quem utiliza o serviço de saúde, há necessidade de mais médicos, tendo em vista que as consultas se concentram em apenas uma médica (clínico geral), pois o outro profissional é da área odontológica.

É importante citar que a dificuldade afeta tanto quem vive no local, assim como os trabalhadores do posto. De acordo com os moradores, os médicos muitas vezes trabalham no calor porque o ar condicionado sempre apresenta defeito, e não tem sequer água, eles dependem da água da escola municipal.

A denúncia mais grave envolve a direção da UBS. Os residentes disseram que estão insatisfeitos com o tratamento e o comportamento do atual diretor, e também quanto ao horário de funcionamento da UBS, chegando a encerrar o atendimento antes das 14h. Todos os fatos estão sendo apurados e levados para o Secretário Municipal de Saúde (Semsa).

A segunda reivindicação é referente à deficiência de uma escola no local para os alunos do ensino tecnológico, os quais precisam se deslocar para instituições de ensino na Comunidade Nossa Senhora de Fátima ou em Manaus. São José 1 é a única escola da comunidade. A vereadora Rosi Matos irá acompanhar todas as denúncias e disponibilizará sua Assessoria Jurídica para quaisquer esclarecimentos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui