As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Comunidades ribeirinhas de Eirunepé recebem orientações para evitar queimadas

Comunidades ribeirinhas do município de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus) receberam, até esta quinta-feira (22/08), ações da campanha “Um por todos e todos contra as queimadas”, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A ação percorreu 15 comunidades da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Gregório durante 14 dias com orientação sobre o uso do fogo.

De acordo com o gestor da Resex do Rio Gregório, Walben Junior, as comunidades construíram um acordo que define que, entre os meses de agosto e setembro, será feito manejo de fogo em roçados. Ou seja, serão feitos aceiros maiores e controlados, e ficará proibido também usar o fogo em diferentes locais no mesmo dia.

“Existem casos na agricultura familiar em que o uso do fogo é necessário, pois é neste período em que as comunidades preparam o plantio da mandioca, para fazer farinha. Por isso, trabalhamos orientação quanto ao uso responsável do fogo e este rodízio será importante para esfriar a terra e controlar os aceiros”, explicou o gestor.

A ação na unidade de conservação contou com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), de Agentes Ambientais Voluntários (AAV), Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Secretaria Municipal de Educação e Associação de Moradores Extrativistas do Rio Gregório.

Agenda urbana – Agora, a campanha será realizada na sede do município de Eirunepé. A ação, coordenada pela Sema, terá inicio no dia 3 de setembro, e será feita em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Prefeitura de Eirunepé, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e rádios locais.

FOTO: Divulgação/Sema

você pode gostar também