Durante a cerimônia de entrega das mais de 1,8 milhão de assinaturas de apoio às 10 Medidas na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, a deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM) expressou seu apoio à campanha e às medidas. O evento contou com a presença de integrantes do MPF, representantes de instituições que apoiaram a campanha e voluntários que participaram da coleta de assinaturas por todo o país. Durante o ato realizado nesta terça-feira, a parlamentar fez questão de posar ao lado do procurador-chefe do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), Edmilson Barreiros, expressando seu apoio ao conjunto de medidas. A campanha 10 Medidas Contra a Corrupção já alcançou mais de 2 milhões de assinaturas de apoio em todo o país. Somente no Amazonas, foram coletadas cerca de 50 mil assinaturas.

Para a representante do Amazonas, o recolhimento dos mais de 2 milhões de assinaturas em apoio à campanha e às medidas “demonstra a percepção, pela sociedade, de que combate à corrupção deve ser permanente e um esforço de todos os brasileiros e brasileiras, em todos os setores da sociedade, em todos os Poderes e em todos os partidos”, afirmou.

Conceição Sampaio destacou ainda que, mais uma vez, a sociedade é chamada a apoiar e defender as medidas, conclamando o Congresso para que promova as alterações estruturais e sistêmicas necessárias para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado.

Depois da cerimônia, o procurador-chefe do MPF no Amazonas, Edmilson Barreiros, participou de uma reunião com os senadores e deputados federais que integram a bancada do Estado, em Brasília, para explicar em detalhes os 20 anteprojetos de lei que tratam de diversas inovações legislativas. Entre elas estão a criminalização do enriquecimento ilícito, o aumento das penas para corrupção de altos valores, a reforma no sistema de prescrição penal, a celeridade nas ações de improbidade administrativa, a responsabilização dos partidos políticos e a criminalização do caixa dois. A relação completa de propostas pode ser consultada no site www.10medidas.mpf.mp.br.