24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Conferência discute Plano de Segurança Alimentar no Amazonas

Com o objetivo de propor diretrizes para a criação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, foi aberta hoje (29/01) a sexta edição da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas, com o tema “O Estado e a Sociedade no Combate à Fome”. O evento acontece no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro de Santo Antonio, zona oeste.

Promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-AM), com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o evento reúne representantes de 44 municípios. A proposta é que esses representantes apresentem suas dificuldades na área da segurança alimentar para que, a partir da troca de experiências, possam elaborar propostas a serem apresentadas à Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutrição (Caisan/AM), que reúne membros da sociedade civil e do poder público e que por sua vez apresentará o plano ao Governo do Estado.

A Conferência, segundo a secretária Márcia Sahdo, titular da Seas e presidente da Caisan/AM, é fundamental porque reúne pessoas comprometidas com essa área. Na oportunidade, ela destacou a contribuição da Seas na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), por meio dos quatro restaurantes e das três cozinhas coordenadas pela secretaria.

“Estamos felizes porque estamos permitindo que as famílias tenham acesso a essa segurança alimentar e nutricional por meio dos nossos quatro restaurantes populares e das três cozinhas também que funcionam em áreas estratégicas de Manaus”, assinalou.

A secretária destacou que a Seas trabalha com a perspectiva de ampliar os restaurantes para áreas com alto índice de vulnerabilidade, e estudos estão sendo feitos para realizar esse objetivo, mas no momento a qualificação é foco principal.

“Nós temos um propósito muito grande que é qualificar o que já temos – no caso, os restaurantes e as cozinhas. Pretendemos criar um banco de alimentos, por meio do qual a gente possa recolher esses alimentos, principalmente aqueles desperdiçados, para distribuir para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e aproveitar em nossos próprios restaurantes, e ainda reforçar a importância do processo educativo para que as pessoas se alimentem melhor”, afirmou.

Para o presidente do Consea-AM, Rui Félix dos Santos, a Conferência é resultado da luta dos atores sociais comprometidos em possibilitar que pessoas menos favorecidas tenham acesso à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

“Fazer segurança alimentar e nutricional não é uma coisa simples. Nós lutamos para que as políticas de inclusão social cheguem até a população em situação de vulnerabilidade e risco. Nós, da sociedade civil, juntamente com o governo, trabalhamos essas políticas públicas para que o governo encampe essas demandas e crie uma forma de atender essa população da melhor maneira possível”.

Nesta quinta-feira (30/01), o evento prossegue com roda de palestras, Grupos de Trabalho e leitura da Carta de Política de Segurança Alimentar.

Estiveram presentes na abertura representantes das secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Produção Rural (Sepror) e Saúde (Susam), da Câmara dos Deputados, do Movimento Negro, do Movimento Indígena, da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) e da Caisan/AM.

PROGRAMAÇÃO – QUINTA-FEIRA (30/01)

Roda de palestras: “O Estado e a Sociedade no combate à fome:

Avanços e obstáculos”

Palestra 1 – Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação

Adequada saudável e da soberania alimentar no Amazonas – Joselina Castro

Palestra 2 – Apresentação do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira – Mara Carvalho

Palestra 3 – Fortalecimento do Sisan no Amazonas – Celiana Barbosa

Coordenador de mesa: Conselheiro Lindomar de Jesus Silva

Intervalo

Almoço livre

13h às 15h

Formação de GTs Temáticos para discussões e análises das dimensões – Apresentação e votação de moções

15h às 16h

Leitura da Carta Política do Amazonas

Escolha dos delegados representantes do Amazonas para a VI Conferência

Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Tocantins

16h às 17h

Encerramento: Show Cultural / Coquetel / Feira de sabores e saber

FOTO: Jander Souza

spot_img