As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Conferência Estadual de Vigilância em Saúde reúne entidades nacionais em Manaus

O Conselho Estadual de Saúde (CES/AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza a partir desta quarta-feira, 18 de outubro, até sexta-feira, 20, a “1ª Conferência de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas”. Participarão do evento representantes de órgãos e entidades como o Conselho Nacional de Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Agência Nacional de Vigilância em Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

O tema central do evento é “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. A abertura, nesta quarta-feira, será às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na avenida Joaquim Nabuco, nº1919, Centro. Na ocasião, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Wandeley Gomes da Silva, irá proferir a conferência magna, com o tema principal do evento.

Estarão presentes na conferência o secretário de estado de Saúde e presidente do CES/AM, Francisco Deodato Guimarães, o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Nereu Henrique Mansano, o representante da Secretaria de Vigilância em Saúde, Ivo Brito, o representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Edson Antônio Donagema e o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais, Januário Carneiro de Cunha Neto.

Ao todo, participam 108 delegados, eleitos nas conferências macro regionais que aconteceram em sete polos de saúde, tanto na capital quanto no interior, no mês de setembro. Os eleitos são distribuídos nas categorias: 60% usuário de saúde, 20% trabalhador do setor e 20% gestor.

O secretário Francisco Deodato Guimarães explica que as propostas tiradas no evento serão encaminhadas para Brasília, para serem discutidas na conferência nacional, que acontecerá em dezembro.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, esse evento é um marco na busca da regulamentação da Vigilância no âmbito da Saúde no Sistema Único da Saúde (SUS). “O Amazonas foi o primeiro estado do país a criar uma Fundação Estadual de Vigilância em Saúde, com intuito de promover a saúde da população. Essa discussão sobre a importância da vigilância demonstra a maturidade no SUS, que passa a enxergar como melhor opção as medidas que evitam o adoecimento do indivíduo”, salienta.

Ele completa dizendo que o Amazonas é um estado com muitas particularidades regionais diferentes do resto do país. “Dentro da própria regional de saúde, a realidade entre os municípios é bem diferente e, portanto, este será um dos desafios – consolidar as propostas de uma forma que contemple as necessidades do Amazonas, no âmbito de vigilância em saúde”, diz.

Na quinta-feira, 19, e sexta-feira, 18, a programação da Conferência acontece no auditório da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), na avenida Constantino Nery, nº1937, Chapada, Unidade 5, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h, com discussões e consolidação de 21 propostas estaduais. Haverá também a eleição dos 36 delegados que irão representar o estado na conferência nacional, que será nos dia 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, em Brasília.