Segundo pesquisa, 67% das pessoas ficam extremamente ansiosas quando o tema é finanças
Como está sua vida financeira? De acordo com uma recente pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia, 67% das pessoas ficam extremamente ansiosas quando o tema é finanças, especialmente quando o desafio é manter o saldo positivo no que diz respeito a manter o saldo no azul.
Outro levantamento, agora da Money and Mental Health Policy Institute, mostra que 93% das pessoas com saúde mental abalada gastam mais. O mesmo levantamento ainda revela que 92% das pessoas que têm algum abalo emocional e/ou mental consideram mais difícil tomar decisões financeiras e 74% delas adiam o pagamento das contas.
Se você costuma ter sensações semelhantes e se sente sob pressão quando o assunto é dinheiro, confira as 4 dicas para lidar com a ansiedade financeira:
1. Procure auxílio profissional
Quando a demanda é saúde, todo cuidado é pouco. Em termos emocionais, ao identificar sintomas de ansiedade, apreensão e medo ao tratar das finanças é essencial procurar um psicólogo voltado para a questão. Com um pensamento analítico, será possível identificar fatores que comprometem o emocional e esclarecer caminhos para tomadas de decisões.
2. Renegocie as dívidas
Enfrentar o endividamento é muito importante para quem quer ter uma vida financeira mais organizada a médio e longo prazo. Portanto, vencer a timidez e entrar em contato com as empresas ou pessoas com as quais possui dívidas é um importante passo que abrirá portas para a quitação ou parcelamento dos débitos.
3. Muna-se de conhecimento
Muitas vezes a ansiedade está atrelada às incertezas a respeito do futuro. Portanto, vale educar-se por meio de fóruns online, aplicativos bancários e planilhas mensais, evitando sempre a comparação da sua situação financeira com a de outras pessoas, pois isso atrapalha todo o processo de crescimento e mudança. Com mais informações será possível também fazer escolhas mais acertadas quanto às soluções financeiras.
4. Faça contenções de gastos
A acumulação de dívidas assusta, e uma das maneiras mais indicadas de evitar que elas cresçam é realizando uma contenção de gastos por determinado período. Evitar shoppings, compras online e pequenos gastos no cartão são as maneiras mais seguras para conquistar o controle do seu orçamento financeiro. Ainda que os cortes sejam pequenos, será possível ter mais segurança em relação às suas finanças, diminuindo a ansiedade.