Conheça a forma correta de higienizar as mãos

Lavar as mãos com cuidado e sempre que possível é uma atitude simples, que pode salvar vidas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a higienização das mãos pode reduzir em 50% as taxas de doenças ligadas à diarreia que, a cada ano, matam cerda de 5 mil crianças menores de cinco anos de idade. A gerente de vigilância e monitoramento de serviços de saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Dolores Nogueira, reforça a necessidade de fazer dessa prática uma rotina.

“ Existem muitos microrganismos, muitas doenças causadas por microrganismos que são transmitidas por alimentos e que estão associadas à falta de higienização das mãos. Existem também outras situações em que a própria pessoa pode estar com o sistema imunológico mais comprometido e que também pode ser mais fácil adquirir infecções. Então, essa é uma prática que a gente tem que ensinar para as nossas crianças desde a tenra infância que é uma prática super saudável e que evita a ocorrência de infecções pra gente”.

O Guilherme Cordeiro de 6 anos, já entendeu que lavar as mãos é fundamental para a saúde. Inclusive, dá uma aula sobre o assunto.

“Eu lavo a mãos todo o dia porque tem uma consequência de vermes que quando você brinca dessas coisas na areia, os vermes ficam na sua mão e pra você conseguir tirar e não ficar doente você precisa lavar as mãos. E é por isso que a gente precisa lavar as mãos todo dia. Tchau!”

É bem como o Guilherme disse: pra não ficar doente, a gente precisa lavar as mãos sempre. E o irmão dele, o Bernardo de 3 anos fica orgulhoso em dizer que já domina a prática.

“Eu lavo as mãos sozinho”

Mas não basta apenas colocar as mãos embaixo da torneira. Precisamos do sabonete para eliminar os germes e bactérias por meio da lavagem das mãos. Ouça com atenção às dicas da especialista da Anvisa, Dolores Nogueira.

“Tem pessoas que colocam [as mãos] debaixo da torneira, faz a fricção e [pensam]: “tá certo, minha mão tá lavada”. E isso não é verdade. Pra você lavar direito suas mãos de forma adequada, você precisa usar uma quantidade boa de sabão, sabonete, pra esfregar bastante suas mãos, esfregar entre os dedos, esfregar embaixo da unha que é um lugar que acumula bastante sujeira”.

Há 10 anos, o dia 15 de outubro é lembrado como o Dia Mundial de Lavagem das Mãos. Aproveite a data e lembre-se: com água e sabão, você pode salvar vidas. Conheça mais do assunto no Blog da Saúde: acesse blog.saude.gov.br.

Reportagem, Aline do Valle