24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Conheça a incrível aventura de um grupo de cientistas do INPA na Amazônia

Estreia marcada nesta quinta-feira, 28 de novembro, em Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Serra da Mocidade, com quase 2 mil metros de altitude e localizado a 250 quilômetros da capital de Roraima, Boa Vista, é cenário da viagem de 25 dias de equipe de experientes cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia na busca por novas espécies.

Com narração do ator Marcos Palmeira, o filme mostra a documentação de mais de 1.500 espécies, entre plantas e animais, incluindo 95 novos registros para o Brasil e, ao menos, 80 novas espécies!

O longa-metragem inédito Novas Espécies – A Expedição do Século, dirigido por Maurício Dias, da GRIFA FILMES, é o emocionante registro da aventura de um grupo de 42 cientistas do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), chefiados pelo Dr. Mario Cohn-Haft (renomado ornitólogo especializado em aves amazônicas e curador das coleções ornitológicas do INPA) ao Parque Nacional da Serra da Mocidade, em Roraima, um local remoto no coração da Amazônia. A estreia nos cinemas acontece na quinta-feira, dia 28 novembro, em Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. A produção será exibida também pelo canal de TV GloboNews.

Confira os horários de exibição no Cine Casarão de Ideias: Rua Barroso, 279 – Centro, Manaus -Fone: 3633-4008. Sessões, às 14h30 – quintas e sextas-feiras e, às 17h e 19h no domingo.

A realização do filme Novas Espécies – A Expedição do Século foi possível graças ao encontro dos cientistas do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), com a GRIFA FILMES e o apoio do CMA (Comando Militar da Amazônia), do 4º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Parque Nacional Serra da Mocidade. A coprodução reúne a GRIFA FILMES, GloboNews, Globo Filmes, Filmland, a produtora alemã Gebrueder BEETZ, o canal ZDF/ ARTE, da Alemanha, e a NHK, do Japão. O filme, narrado pelo ator Marcos Palmeira, tem produção executiva de Fernando Dias, Maurício Dias, Tatiana Battaglia e Christian Beetz. A trilha sonora original é de Alexandre Guerra.

A premiada produtora GRIFA FILMES, de São Paulo, indicada 3 vezes ao prêmio Emmy (Doutores da Alegria, Europa Paulistana, The Cleaners), está presente há 23 anos no mercado e é especializada na criação de conteúdo audiovisual de qualidade para cinema e TV. Pioneira em coproduções internacionais, seus filmes e programas podem ser vistos em canais de TV no Brasil e no exterior e em plataformas de streaming.

A produção (classificação livre) é voltada para toda a família e para quem busca grandes aventuras e descobertas na natureza. As incríveis imagens de possíveis novas espécies de plantas, animais e fungos foram coletadas durante os 25 dias da viagem nessa região isolada no meio da floresta Amazônica.

O documentário Novas Espécies – A Expedição do Século é um mergulho no universo da ciência em busca do desconhecido. Os muitos cantos de pássaros estão presentes em todo filme. Nos rios, os pesquisadores descobrem peixes, sapos e jacarés. Imagens noturnas revelam a grande variedade de insetos para a pesquisa, morcegos e cobras perigosas. E, depois de subirem ao topo da Serra da Mocidade com grande dificuldade, os cientistas chegam a um local onde se desenvolve uma flora rara e de beleza original.

É provável que nenhum outro ser humano tenha visitado a Serra da Mocidade antes da equipe de Novas Espécies – A Expedição do Século. Com o pico a quase 2 mil metros de altitude e uma extensão de quase 80 km de serras completamente cercada por terras baixas, a região não possui terra plana suficiente para pousar um avião, não existem estradas e os rios descem cachoeiras impossíveis de navegar.

A GRIFA FILMES levou quatro equipes de filmagens para a floresta. Com mais de 60 documentários no currículo, o diretor Maurício Dias avalia que Novas Espécies- A Expedição do Século é uma oportunidade rara para o grande público acompanhar os desafios de uma aventura científica verdadeira. “Os resultados conquistados pela ciência tendem a se restringir ao mundo acadêmico”, afirma. “Acredito que nosso filme colabore para revelar o empenho desses especialistas que não medem esforços em busca do conhecimento”, completa.

Os cientistas foram divididos em grupos de pesquisa focados em Aves, Fungos, Geologia, Herpetofauna (répteis e anfíbios), Insetos Aquáticos, Invertebrados, Mamíferos, Morcegos, Peixes e Plantas. Além do diretor Maurício Dias, a equipe da GRIFA FILMES contou com cinegrafistas, fotógrafos e auxiliares técnicos. No apoio, a equipe era formada por médico, mateiros, cozinheiras e escalador.

Novas Espécies – A Expedição do Século tem patrocínio da AMBEV, investimento BB DTVM, e também patrocínio de Matrix Energy Trading, Naturgy, CSN Companhia Siderúrgica Nacional, Protege e Maersk. Realização: ANCINE, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Programa de Ação Cultural PROAC ICMS e Governo Federal.

Imagem do Parque Nacional da Serra da Mocidade | Amazonas Notícias
Imagem do Parque Nacional da Serra da Mocidade

Documentário apresenta registro detalhado de pesquisa científica de campo

A partir da expedição à Serra da Mocidade, mais de 1.500 espécies, entre plantas e animais, foram documentadas pela equipe de cientistas do INPA, incluindo 95 novos registros para o Brasil e, ao menos, 80 novas espécies para a ciência, que continuam em estudo de comprovação. O filme explica como a catalogação de novas espécies é um ponto fundamental para que mais animais e plantas sejam conhecidos e protegidos.

Norte-americano radicado no Brasil há mais de 30 anos, o Dr. Mario Cohn-Haft participou da descoberta de mais de 15 novas espécies em expedições anteriores. Há 10 anos, ele alimentava o sonho de chegar até o local remoto do documentário. “A Serra da Mocidade foi o lugar que identifiquei com as maiores chances de hospedar espécies novas para a ciência. Foi o maior alvo da minha pesquisa e a mais esperada expedição da minha carreira”, ele afirma.

Novas espécies de pássaros, peixes e plantas foram descobertos

O pássaro dançador de crista exibe se em galho para fêmea | Amazonas Notícias
O pássaro dançador-de-crista exibe-se, em galho, para fêmea

Na mata, o trabalho dos cientistas é muito diferente do trabalho nos laboratórios. O documentário mostra as caminhadas por áreas de difícil acesso e a preparação de armadilhas. Depois que as plantas e os animais são coletados, os pesquisadores têm um cuidadoso trabalho de retirar amostras e organizar todas as informações para que os dados fiquem à disposição de outros cientistas por mais de 100 anos.

Dr. Mário Cohn-Haft explica como é difícil registrar uma nova espécie de pássaro porque os ornitólogos, muitas vezes, conseguem apenas ouvir o canto das aves. Mas a expedição à Serra da Mocidade possibilitou comprovar a nova espécie de ave Atlapetes sp. A viagem também foi uma oportunidade de registrar o comportamento peculiar de alguns animais como o passarinho dançador-de-crista (foto acima) que, para acasalar, escorrega continuamente por um ganho e bate com a cauda na fêmea.

A equipe que pesquisa répteis e anfíbios encontrou uma espécie nova de sapinho-de-folhiço. Os insetos, que fazem parte do grupo com maior variedade de exemplares, foram recolhidos em vários momentos de dia e de noite com grandes possibilidades de encontrar novas espécies, além daquelas que já são conhecidas mas são muito raras, como o besouro hércules.

Os especialistas em macacos tiveram a rara oportunidade de observar macacos-aranha-de-barriga branca. Eles estavam reunidos em grupo mostrando suas relações familiares. Do ponto mais alto da Serra da Mocidade, o documentário apresenta ainda imagens de uma vegetação tão original que dá a impressão de estar localizada em outro planeta.

Os riscos da aventura

A aventura começa com os preparativos dos cientistas do INPA para o que consideram ser a viagem mais importante de suas vidas. Diante da possibilidade de visitar uma área nunca antes estudada e de encontrar novas espécies, os pesquisadores enfrentaram desafios como ficar no meio da mata, alojados sob lonas e dormindo em redes por quase um mês.

Relatos históricos informam que, no passado, muitos cientistas foram derrotados pelas dificuldades e doenças no interior da floresta. Mas, nos dias de hoje, os mapas por satélite, os meios confiáveis de transporte e os novos medicamentos permitem expedições a sítios remotos e inexplorados.

A equipe de Novas Espécies – A Expedição do Século contou com a participação do médico especialista, Dr. Malcon Botteon, e recursos da moderna medicina de primeiros socorros com remédios e soros antiofídico. Graças ao socorro imediato, as surpresas ocorridas com dois cientistas que poderiam gerar complicações graves foram bem-sucedidas.

A expedição se encerrou ao final das filmagens, mas o trabalho das equipes de pesquisadores continua. Eles analisam o rico material colhido, que, caso não tenham sido catalogados antes, poderão ser apresentados à comunidade científica mundial como novas espécies. “Sobre os resultados alcançados pela expedição à Serra da Mocidade, dez novas espécies de plantas e animais colhidas já foram publicadas formalmente e as outras permanecem em análise pelas equipes de cientistas do INPA”, explica Dr. Mario Cohn-Haft, cientista-chefe da expedição.

O time de cientistas é formado por:

Equipe Aves: Dr. Mario Cohn-Haft, Angela Dias, Ramiro Melinski, Thiago Orsi Laranjeiras, Gisiane Lima, Dr. Luciano Naka, Cassiano Gatto, Mateus Ferreira, Gabriel Leite e Roberta Canton
Equipe Herpetofauna: Rafael “Rato” de Fraga, Vinícius “Vini” Carvalho, Dra. Fernanda Werneck, Rommel Zamora, Renata Pirani e Alexandre Almeida
Equipe Invertebrados: Rafael Boldrini, Paulo Cézar Salgado Barroso, Francisco Felipe Xavier, Thiago Mahlmann e Dr. Marcio Luiz de Oliveira
Equipe Insetos Aquáticos: Karina Dias, Jeane Marcelle
Equipe Peixes: Priscila Madoka Miyake Ito, Gabriel Gazzana Barros, Douglas Aviz Bastos, Romerio Briglia e Dr. Jansen Zuanon
Equipe Plantas: Dr. Alberto Vicentini, Ricardo de Oliveira Perdiz, Dr. Mário Terra Araújo
Equipe Mamíferos: Dr. Rafael Leite, Carla Bantel, Lorena Pinto, Ivan Junqueira, Fabricio Bertuol, Victor da Silva e Guilherme Alvarenga
Equipe Morcegos: Dinah Pathek
Equipe Fungos: Ricardo “Saci” Braga Neto
Equipe Geologia: Dr. Nelson Reis e Dr. Ingo Wahnfried
Geneticista: Dr. Fabricio dos Santos
ICMBio: Inara Rocha Santos, Érica Tieko Fujisaki e Sylvio Romério Briglia Ferreira

Sobre a GRIFA FILMES

Fundada há 23 anos por Fernando Dias e Maurício Dias, a GRIFA FILMES é especializada na produção de grandes documentários, séries e programas de TV para diferentes plataformas e mídias nos mercados brasileiro e internacional. Premiada em festivais de vários países, tem três indicações ao Emmy Awards e dois filmes qualificados para o shortlist do Oscar 2019.

Em 2019, a GRIFA FILMES estreou nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro, em coprodução com a Alemanha, o documentário investigativo “The Cleaners”, que foi selecionado para a shortlist do Oscar 2019 e concorreu ao 40th Annual News and Documentary Emmy Awards, na categoria Outstanding Science and Technology Documentary; e também o documentário sobre refugiados da Guerra da Síria “Zaatari- Memórias do Labirinto”.

As produções da GRIFA FILMES foram realizadas e exibidas pelos mais renomados canais de televisão, como Discovery Channel, NATGEO, Animal Planet, Globo, ARTE/ZDF, BBC, NHK, France Télévisions, CBC, RTBF, Al Jazeera, RecordTV, Multishow, GNT, Globosat, TV Cultura, STV, TV Brasil, TV Record, Canal Brasil e BoxTV entre outras. Entre as produções de maior destaque estão: “The Cleaners”, “1968”, “Zaatari”, “Incertezas Críticas”, “Extinções”, “Amazônia Desconhecida”, “No Caminho da Expedição Langsdorff”, “Animais do Brasil’, “Baleias em Abrolhos”, “Mapas Urbanos”, “Doutores da Alegria”, “500 Almas”, “O Brasil da Pré-História”, “Receita de Viagem com Bel Coelho”, “Quem se Importa”, “Fora de Controle“ e “Salvos da Extinção”.

Ao participar de mais de 150 festivais e mostras internacionais, a GRIFA FILMES já conquistou 13 prêmios de “melhor filme”; 2 filmes apoiados pela UNESCO e 1 de seus filmes faz parte do acervo oficial do MOMA em Nova York. A produtora também participou de 50 festivais e mostras no Brasil, nos quais conquistou 35 prêmios, sendo 19 de “melhor filme”; 4 prêmios FIESP/SESI; 4 prêmios em Gramado; 4 prêmios no Festival de Brasília; 2 prêmios e 8 seleções oficiais no “É Tudo Verdade”; 1 prêmio e 3 seleções oficiais no Festival do Rio.

www.grifafilmes.com
www.facebook.com/PRODUTORAGRIFAFILMES

Ficha Técnica
Novas Espécies – A Expedição do Século
2019, HD, 1 x 90′
Direção: Maurício Dias
Produção executiva: Fernando Dias, Maurício Dias, Tatiana Battaglia e Christian Beetz.
Coprodução Grifa Filmes, Globo Filmes, GloboNews, Gebrueder BeetzFilmproduktion (Alemanha), Filmland International, ZDF/ARTE (Alemanha) e NHK (Japão).
Realização: ANCINE, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Programa de Ação Cultural PROAC ICMS e Governo Federal
Consultoria Científica: Dr. Mario Cohn-Haft
Roteiro: Maurício Dias, Maria Julia Bottai, Selma Perez e Paulo Mattos
Narração: Marcos Palmeira
Trilha Sonora Original: Alexandre Guerra
Fotografia de Natureza: Haroldo Palo Jr
Direção de Fotografia: Evandro Fontana, Henrique Mourão e Tiago Silvacam
Técnico de Som: Miquéias Motta
Montagem e Finalização: André Finotti e Paulo Mattos
Apoio: INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, CMA – Comando Militar da Amazônia, 4º BAvEx – Batalhão de Aviação do Exército, ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Parque Nacional Serra da Mocidade
Patrocínio: AMBEV
Investimento: BB DTVM
Patrocínio: MATRIX ENERGY TRADING, NATURGY, CSN COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL, PROTEGE e MAERSK
Distribuição: Elo Company
Co-Distribuição: TVF

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui