27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Conheça cinco motivos para comer um prato de massa sem ficar com “dor na consciência”

Pode ser esparguete, penne, fusilli, talharim, conchiglione, farfalle, entre tantos outros formatos. Não importa qual o tipo ou a combinação do molho, uma coisa é certa: um belo prato de massa é uma das refeições favoritas de muitas famílias.

Para que se possa entregar sem culpa às delícias de uma boa massa, Beatriz Botéquio, nutricionista da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), divulgou à Globo cinco razões para comprovar que este icônico hidrato de carbono é sem duvida alguma saudável:

1. Massa não engorda. Um dos maiores enganos sobre o alimento é que engorda por ser rico em carboidratos. Considerando que a alimentação diária é dividida em cinco refeições – café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche e jantar – uma porção de massa, equivalente a quatro colheres de sopa (105g), pode estar presente ao almoço ou ao jantar e fornece aproximadamente 180kcal. Os acompanhamentos consumidos com a massa é que podem acrescentar muitas calorias, portanto, é importante ficar atento ao tipo de molho utilizado. Evite os que são à base de queijo e natas, e ao invés prefira os molhos de tomate.

2. É sinônimo de saúde. A massa é fonte de hidratos de carbono e deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 55% a 75% do total de calorias ingeridas diariamente devem ser provenientes de carboidratos, ou seja, de cinco a seis porções diárias.

3. Faz parte da dieta equilibrada. A massa é o aliado perfeito para ingerir uma alimentação equilibrada, como legumes e verduras. Está frio? Coloque a massa na sopa de legumes juntamente com uma proteína magra e aproveite a refeição. Está calor e não gosta de comida quente? Uma salada à base de massa com frango desfiado também é muito saborosa. Transforme-se num chef, use a criatividade e crie a sua própria receita.

4. É fonte de energia. Os hidratos são a principal fonte de energia para o organismo humano em todas as fases da vida. Para quem pratica exercício físico, recomenda-se o consumo de massa antes e após os treinos para dar força ou repor o gasto calórico.

5. Massa integral contribui para saciedade e reduz risco de doenças.A massa integral tem as mesmas calorias que a tradicional. O lado bom é que, pelo fato de possuir fibras, contribui para uma maior saciedade, atenuando assim a sensação de fome por mais tempo. Além disso, a ingestão diária de fibras ajuda a reduzir o risco de câncer da mama e de próstata, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Por Minuto ao Minuto.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui