24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Conheça os benefícios do consumo de suplementos

Por Agni Salobreña

Provavelmente, você já ouviu falar de suplementos alimentares. Estima-se que 54% dos brasileiros já fazem uso de algum suplemento, seja para ter uma alimentação mais saudável ou para potencializar os efeitos dos exercícios físicos. Essas substâncias são capazes de fornecerem vitaminas, carboidratos, sais minerais e proteínas que, muitas vezes, não conseguimos obter em quantidade suficiente por meio da alimentação. Quando usados da forma correta apresentam inúmeros benefícios para a nossa saúde. Confira a seguir algumas das vantagens de incluir os suplementos alimentares na sua dieta.

Suprem a carência de nutrientes – Não há dúvidas de que a melhor estratégia para ter uma vida saudável e reduzir o risco de doenças crônicas é através de uma alimentação variada, rica em frutas, folhas e legumes. Contudo, com os dias cada vez mais corridos, acaba sendo difícil manter uma alimentação adequada, sendo comum nos rendermos à praticidade dos alimentos industrializados e semi-prontos. Como consequência dessa má alimentação, não conseguimos ingerir a quantidade certa de nutrientes, como vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo, desenvolvendo uma carência dessas substâncias. Para suprir essa necessidade é recomendado o uso de suplementos alimentares, como os vitamínicos, por exemplo.

Otimizam os resultados de atividades físicas – Os suplementos alimentares também são indicados aos praticantes de atividades físicas, isso porque ajudam a melhorar o desempenho e encurtar o tempo de recuperação muscular, proporcionando nutrientes essenciais como: vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou podem não estar sendo consumidos em quantidade suficiente na dieta de um indivíduo. Assim, é importante lembrar que os suplementos não substituem a dieta normal, apenas participam como coadjuvantes para suprir essas necessidades nutricionais. Os suplementos mais consumidos por quem pratica exercícios físicos são aqueles a base de proteína, pois auxiliam na reparação e crescimento dos músculos. Dentre os mais famosos está o Whey Protein.

Ajudam a manter a boa forma – Além dos benefícios proporcionados a saúde, alguns suplementos também contribuem com a estética e o emagrecimento. Os óleos funcionais atendem muito bem a essa expectativa, impulsionando a queima de gordura corporal com os aditivos de sua composição. O Óleo de Baru, por exemplo, graças à presença dos ômegas 3, 6 e 9, é um excelente aliado na luta pela redução de medidas na região abdominal. Tais elementos atuam como catalizadores na queima de gordura, impedindo que as células adiposas se concentrem em determinadas regiões como barriga, cintura e quadril. Além disso, ele aumenta a atividade das enzimas antioxidantes e desempenha um papel importante na redução do estresse, um dos principais agentes causadores do ganho de peso.

A suplementação alimentar tem inúmeras vantagens quando aplicada de forma correta. Por isso, vale a pena ressaltar que seu uso deve ser feito mediante a orientação de um profissional. O exagero no consumo de suplementos pode ter consequências graves como a sobrecarga de alguns órgãos do corpo e seu uso inadequado também pode fazer você engordar ou não ter efeito algum.

Agni Salobreña é farmacêutica esteta e responsável pelo departamento técnico de desenvolvimento de novos produtos da Global Suplementos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui