27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Conheça os cuidados para atividades físicas dentro de casa

Nos últimos dez anos, as atividades físicas passaram a marcar mais presença no cotidiano dos adultos das capitais do país. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, 37% deles pratica atividade física moderada semanalmente e este número vem aumentando. Nos últimos 10 anos houve um crescimento de 24,1% no número de pessoas que praticam atividades físicas por 150 minutos ou mais por semana – o que equivale a pouco mais de 21 minutos diários – nem que seja dentro de casa. A inspetora de qualidade Patrícia Souza de 33 anos por exemplo, sempre encontra tempo de exercitar-se pelo menos três vezes por semana.

“Tenho um filho de 5 anos então optei por fazer exercício em casa porque eu consigo conciliar – fazer exercício e cuidar dele. Mas eu tenho todo o cuidado porque eu não posso fazer todo tipo de exercício porque eu tenho problema no joelho. Então eu sempre tiro minhas dúvidas com minha prima – que é personal trainer -, as vezes ela passa algum exercício para mim. Quando tenho alguma dúvida sempre pergunto para ela …”.

Tirar as dúvidas com um profissional é um dos passos essenciais. A educadora física e responsável técnica do programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde, Danielle Cruz acrescenta outros cuidados para aqueles que farão atividades por conta própria.

“Sempre que for começar, fazer um bom alongamento. E ao invés de você usar um material que tenha um outro peso a mais, no começo vá trabalhando com o peso do próprio corpo e aos poucos você vi acrescentando. O ideal é que se a pessoa decida fazer por conta própria que seja uma atividade física de caminhada, um trote, uma corrida, um passeio de bicicleta…”

Além de ajudar no controle do peso, a atividade física regular constrói massa óssea – prevenindo osteoporose, ajuda no combate a depressão, diminui os riscos de câncer, entre outros.

Reportagem, Aline do Valle

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui