As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Conheça quatro áreas que estão em alta para os profissionais de contabilidade no Brasil

Área contábil possui alta taxa de empregabilidade e vasto escopo de trabalho; confira algumas dessas profissões

Gov Agricultura

Independentemente do cenário econômico do país, o trabalho de um contador é fundamental para o crescimento e sucesso de qualquer organização. Consequentemente a isso, há muitas oportunidades para a área de contabilidade, em especial com os avanços tecnológicos — a contabilidade online ampliou o escopo de trabalho da área e reforça, cada vez mais, a importância dos profissionais especializados.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de empregabilidade da área de contabilidade é de 93,8%. Além disso, por lei, cada novo empreendimento deve contratar os serviços de um contador. Portanto, independentemente do porte da empresa, é importante contar com um profissional da área para auxiliar desde a abertura do negócio até mesmo os processos do dia a dia.

Para quem deseja começar 2020 se especializando em uma nova carreira, mas não possui tempo para se deslocar até uma universidade presencial, pode investir em um curso de ciências contábeis EAD e usufruir de diversas áreas que estão em alta para profissionais de contabilidade. Confira abaixo quatro dessas profissões:

1. Contabilidade fiscal e societária

Essa área de atuação está relacionada à contabilidade tradicional, que é exercida pelo contador em seu escritório ou prestando assessoria em empresas — seja como terceirizado ou contratado. As atividades dessa área vão desde a constituição e o registro de organizações até o cumprimento de obrigações, cálculos de guias de impostos e folhas de pagamentos.

Como foi visto, essa é a área mais ampla em que um contador pode atuar, já que, com seus conhecimento e habilidades, contribui para otimizar e melhorar a gestão financeira, fiscal e tributária da organização.

2. Auditoria contábil

O auditor contábil é responsável por analisar os registros contábeis e apurar possíveis erros de controle ou até mesmo rastros de fraudes e irregularidades em uma organização, apontando possíveis soluções e ajustes para os problemas encontrados.

É comum chamar um auditor contábil quando há incertezas e/ou desconfianças quanto à gestão administrativa, fiscal, técnica, financeira e ética de uma organização — em especial, aquelas formadas por sociedades empresariais, onde proprietário, sócios e acionistas podem requisitar essa análise.

3. Contabilidade pública

Para ingressar nesse cargo, o contador deve participar de um processo seletivo ou receber uma indicação para o cargo em comissão. E, por se tratar de um cargo público, a prestação de contas à sociedade é um dos objetivos principais dos relatórios contábeis.

Sendo assim, cabe ao profissional analisar e sugerir maior eficiência na gestão dos recursos, demonstrando o que foi gasto e com o que, além do que está disponível para novos investimentos, possibilitando a otimização dos recursos públicos em prol do bem-estar da sociedade.

4. Perícia contábil

O perito contábil, diferentemente do auditor, é convocado de forma judicial ou extrajudicial para realizar análises e encontrar erros que possam esclarecer controvérsias ou solucionar problemas. No entanto, assim como o auditor, é imprescindível que o profissional esteja registrado no Conselho Regional de Contabilidade para exercer tais funções.

Sua atuação deve seguir critérios técnicos e científicos que geram um laudo ou parecer ao final de toda a análise, atestando a realidade sobre os resultados encontrados.

você pode gostar também