As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Conheça sete dicas de inteligência emocional para candidatos nas eleições de 2020

Autor da livro “A Fórmula do Voto”, Osmar Bria afirma que postulantes a cargos eletivos precisam ser proativos, ter foco, aprender a ouvir e aponta outras habilidades socioemocionais essenciais para ter êxito no processo

As eleições municipais de 2020 prometem movimentar ainda mais o cenário político brasileiro. Mesmo que a votação só aconteça no segundo semestre do ano, a preparação dos partidos e candidatos já começaram. Pensando nisso, o analista comportamental, master political coach e autor do livro “A Fórmula do Voto”, Osmar Bria, selecionou sete dicas de inteligência emocional que podem ajudar na hora de conquistar o voto do eleitor.

Confira os 7 hábitos do líder político eficaz, segundo Osmar Bria:

1 – Seja proativo

É necessário agir ao invés de apenas reagir ao ambiente ao seu redor. Um líder eficaz sabe a hora certa de entrar em ação e liderar as ações, sabendo dividir o que é importante e o que é urgente em todo o processo de uma campanha.

2 – Tenha foco

Sempre tenha o seu objetivo em mente. No caso das eleições, o principal objetivo é o voto. Então, foque em como suas ações podem conquistar esses votos. Em um café com amigos, por exemplo, você pode pensar na melhor forma de otimizar o relacionamento com eles e motivá-los a compartilharem seus ideais.

3 – Estabeleça prioridades

Perceba onde você está investido o seu tempo. Nosso cérebro sempre procura, de forma inconsciente, ações mais fáceis. Afinal, esse tipo de iniciativa gasta menos energia. Mas ações simples geram menos resultados. Comece pelo mais difícil!

4- Desenvolva uma relação “ganha-ganha”

Esta é a principal habilidade a ser desenvolvida. Como diz o nome, este tipo de relação é caracterizada pelo fato de as duas partes serem beneficiadas por uma mesma ação. Ou seja, é necessário mostrar para o apoiador qual o benefício concreto de apoiar sua candidatura. A pergunta “o que vou ganhar com isso?” provavelmente será muito ouvida por você durante a campanha. Então, é necessário ter a resposta na ponta da língua. Descubra quais são os interesses dos apoiadores e desenvolva uma estratégia que possa atendê-los.

5 – Mais do que falar, aprenda a escutar

Este hábito também complementa a quarta dica. É necessário escutar os eleitores para saber os seus anseios. Muitos políticos acham que têm a solução para todos os problemas do mundo. Mas, como resolver um problema que você nem sabe que existe ou está fora da sua vivência? O diálogo é a chave. Saiba escutar!

6- Gerencie e engaje os seus relacionamentos

É preciso deixar os relacionamentos aquecidos na medida certa. Ou seja, é fundamental que o político mantenha e administre seus contatos de forma que eles não sejam esquecidos. É preciso manter criar um ecossistema fiel de conquistadores de votos e mantê-lo engajado durante todo o processo. O candidato não consegue chegar sozinho a todos os eleitores que ele precisa alcançar. Na hora certa todos devem estar alinhados!

7- Cuide da sua saúde mental e física

A eleição deve ser encarada como uma batalha, no bom sentido, é claro. Por isso, é necessário estar preparado para todas as possibilidades. Estar com a mente e corpo enfraquecidos pode ser um fator prejudicial no seu projeto eleitoral. Vigie o seu bem estar físico, mental e social para que seja possível exercer sua liderança da melhor forma. Seguindo esta e as outras dicas, o caminho para a vitória pode ficar ainda mais viável e acessível!

Essa e outras dicas podem ser conferidas de forma mais detalhada na obra “A Fórmula do Voto, por meio do link: https://www.sbapcoaching.com.br/. A primeira edição do livro, lançada no segundo semestre de 2019, esgotou em menos de dois meses. A segunda edição foi lançada em janeiro de 2020, com exemplares limitados.