As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Conscientização sobre autismo será tema de programação especial do Governo do Estado

O Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e do Fundo de Promoção Social (FPS), vai realizar no dia 1º de abril, sexta-feira, das 8h às 16h, uma ação de cidadania com o tema “Arena Azul – Autismo e Cidadania”, pela passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 (sábado) de abril.

Os objetivos são informar a população sobre o autismo, transtorno que compromete as habilidades de comunicação e interação social, promover uma programação especial para crianças e adolescentes autistas, além de proporcionar momentos de interação entre os participantes. A ação é gratuita e vai acontecer na Arena da Amazônia (avenida Constantino, s/nº, bairro Flores, zona centro-oeste), voltada às pessoas com autismo e público em geral.

Atividades – Para dar início à programação, vários balões azuis serão soltos. Em seguida, acontecerão abordagens informativas sobre o autismo, rodas de conversa com pais e responsáveis de pessoas com autismo; sessões lúdicas e recreativas (pula-pula, escorregador, desenhos, pinturas no rosto, argola, bola, passeio no trem de bicicleta e maratoninha com entrega de medalhas); atrações culturais (peças teatrais, música, danças coletivas, capoeira, artes marciais); visitação à Arena da Amazônia, emissão de documentos (Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho); orientação e teste rápido de HIV/Aids; realização do Cadastro Único para programas do Governo Federal; atendimento às mulheres em situação de violência (orientações jurídicas, encaminhamentos e roda de conversa); orientações jurídicas da Defensoria Pública do Estado e agendamento do INSS; embelezamento (corte de cabelo, penteados e maquiagem) e distribuição de mudas de plantas.

Segundo a secretária da Sejusc, Graça Prola, o evento vai propiciar às pessoas com autismo e seus familiares momentos de interação, informação, lazer e inclusão, além de dar visibilidade à sociedade sobre essa deficiência. “Queremos informar a população sobre o assunto. Sabemos que os autistas ainda sofrem preconceito e dificuldades no dia a dia, seja em casa ou na escola, por exemplo, e que os pais precisam de orientação”.

Para o secretário da Sejel, Fabrício Lima, ações como essa são fundamentais para sanar o preconceito e combater o isolamento.”Apesar da evolução e da facilidade à informação, algumas famílias até hoje afastam suas crianças e não permitem a socialização, causando transtornos profundo às mesmas. Ações como essa vão ao encontro dessas famílias, para que elas possam se sentir à vontade e acolhidas. Nosso objetivo é contribuir para a inclusão social, cultural, educacional e com a qualidade de vida dos autistas”, afirmou Lima.

Apoio – A Arena Azul – Autismo e Cidadania conta com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Prefeitura de Manaus, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento de DST/Aids da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Instituto Embeleze.

você pode gostar também