25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Conselheiro do AM é empossado como membro da Atricon em Brasília

Em uma solenidade concorrida na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, com representantes de todos os Tribunais de Contas do país, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, foi empossado, nesta terça-feira (06), como membro-titular do Conselho Fiscal da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para o biênio 2018-2019.

Na solenidade, foram empossados também os outros 24 membros do corpo diretivo da Atricon, que vão atuar junto aos Tribunais de Contas na integração e na troca de experiência, buscando o desenvolvimento de estratégias para aprimorar o controle da Administração Pública.

Reconhecimento e PEC 22/2017

Ao falar à plateia, o presidente da Atricon e o conselheiro da Paraíba Fábio Túlio Filgueiras Nogueira disse que a entidade foi invadida por um sentimento de entusiasmo, em razão dos muitos avanços já alcançados pelo Sistema Tribunais de Contas. Ele afirmou que ajudará a reforçar o compromisso diário dos TCEs com a cidadania, para que as Cortes de Contas cresçam cada vez mais.

Fábio Túlio Filgueiras Nogueira destacou a expectativa que a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 22/2017, apresentada pelo Senador Cássio Cunha Lima, vem gerando no seio dos TCEs.

Segundo ele, a PEC prossegue na linha do aprimoramento, com a previsão de criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e o estabelecimento de novos e mais rígidos critérios para a composição dos colegiados, além de uma Lei Nacional Processual de Contas.

Em sua fala de despedida da presidência da Atricon, o conselheiro pernambucano Valdecir Pascoal saudou o conselheiro Fábio Nogueira e afirmou que o novo presidente tem um compromisso inarredável com a causa do fortalecimento dos Tribunais de Contas. Falou da inteligência e idoneidade moral de Fábio Nogueira, “da imensa capacidade de diálogo, de conciliação, lastreada por serenidade e firmeza de caráter”.

Ao ser empossado, o conselheiro Mario de Mello agradeceu pela confiança dos membros da diretoria da Atricon e disse que vai desempenhar, da melhor maneira possível, sua função como titular do Conselho Fiscal, para ajudar no aprimoramento dos TCEs.

Acompanhada do conselheiro Júlio Pinheiro e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Carlos Alberto de Almeida, a presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, prestigiou a solenidade de posse da Atricon e garantiu que a Corte de Contas do Amazonas continuará contribuindo com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, para que a instituição se fortaleça cada vez mais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui