27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Conselho Municipal de Turismo apresenta novos membros

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) está com novos membros. São 24 integrantes, representados em 12 órgãos. As alterações dos novos conselheiros, entre titulares e suplentes, foi apresentada na terça-feira, 31, em reunião no Les Artistes Café Teatro, no Centro, e também contou com a apresentação de projetos das Instituições de Ensino Superior (IES) e demais demandas solicitadas para melhorias do segmento em Manaus.

A reunião ocorreu sob a coordenação da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Entre os novos membros, estão Ana Lúcia Abrahim, diretora de turismo da Manauscult, que assume como suplente representante do órgão; Cláudia Martins e Hamilton Muratore que assumem consequentemente como titular e suplemente da IES; Rogério Pina como suplente representante da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Amazonas (Abrajet/AM); e Nickolas dos Anjos, como suplente representante da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, as reuniões ocorrem periodicamente e tem como objetivo aprimorar o polo turístico na cidade. “O conselho apresenta as demandas e buscamos solucionar eventuais pedidos junto a outros órgãos municipais e estaduais. É o momento onde todos podem discutir e sugerir avanços para que Manaus continue recebendo mais turistas com conforto e qualidade de serviços”, disse Monteiro de Paula, também presidente do Comtur.

Monteiro de Paula citou ainda o PAC Cidades Históricas e os jogos olímpicos como proposta de inovação no turismo. “O PAC irá restaurar diversos pontos importantes da cidade no Centro Histórico, favorecendo o segmento e abrindo oportunidade para criação de novos cartões postais. As obras começam em breve, especialmente na área da Eduardo Ribeiro, onde começamos com a retirada do comércio ambulante. Quanto às Olimpíadas, receberemos mais jogos de futebol do que na Copa de 2014 e, consequentemente, mais visitantes. As melhorias devem e serão feitas de acordo com as demandas”, declarou.

Além da apresentação de projetos, a titular da IES, Cláudia Martins, apresentou duas propostas de roteiros turísticos urbanos a serem implantadas em breve pelas agências. A ação é uma iniciativa de alunos do curso de turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro). “A proposta é focar no Centro Histórico e criar um corredor turístico a fim de estimular a visitação guiada apresentando novos pontos e valorizando a região. A outra ação tem como foco a Catedral Metropolitana de Manaus”, citou.

Comtur
O Comtur foi criado em 1998 e, após um período inativo, foi reativado na administração do prefeito Arthur Virgílio Neto sob a coordenação da Manauscult e reúne representantes do segmento dos órgãos municipais, estaduais, além de especialistas, bacharéis e jornalistas e representantes das instituições superiores. Não há nenhum tipo de renumeração aos representantes e todos têm como competência avaliar, demandar, sugerir e propor a execução das ações de turismo para Manaus.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui