As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Conselho Regional de Educação Física critica possível extinção da Sejel

Para a instituição, a ação é retrocesso

O Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR) protocolou um ofício na Casa Civil do Amazonas solicitando a não extinção ou transformação em departamento da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (SEJEL). A medida se deu após o anúncio de reforma administrava planejada pela atual gestão estadual.

A proposta em construção prevê que a Secretaria de Educação (Seduc) receberá a estrutura da Secretaria de Cultura (SEC) e da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer. Na avaliação do CREF8, a junção das pastas mostra uma visão reduzida do esporte, limitando-o ao segmento escolar.

O ofício destaca que compreender o esporte como um fenômeno sociocultural de amplas e variadas possibilidades, com reconhecidos aspectos voltados à socialização, a construção de valores morais e éticos, cooperação, solidariedade, disciplina, respeito, aceitação social, espírito de equipe e estilo de vida saudável referenda a importância da relação do esporte com a sociedade, e de consequência o papel do Estado.

Ainda na manifestação, o CREF8 ressalta que não se pode vincular o esporte e o lazer somente a área educacional, pois sua atuação enquanto unidade operacional de estado e formulador de políticas públicas é transversal a muitas outras áreas da estrutura governamental.

você pode gostar também