As sugestões dos cidadãos da capital e dos municípios do interior do Amazonas ao PPA (Plano Plurianual) 2020-2023, projeto de planejamento do estado para os próximos quatro anos, já podem ser encaminhadas por meio das diversas ferramentas disponibilizadas para a consulta à sociedade. O chamado à participação dessas populações na elaboração do PPA foi transmitido nesta sexta-feira (24/05), por meio do Centro de Mídias da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para 20 cidades.

A campanha de mobilização contou com a participação da secretária executiva adjunta da Seplancti, Sônia Janete dos Santos Gomes; da pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olivia; e do professor Luiz Verçosa, representando a Pró-Reitoria de Interiorização da UEA.

“Esse é um processo em construção, e a participação da UEA vai revelar o quão estratégica é a universidade para a integração do estado, por meio do Centro de Mídias, que realiza a o Sistema de Ensino Mediado por Tecnologia (IPTV)”, enfatizou a pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão.

Coordenadora dos trabalhos de elaboração do PPA, a secretária Sônia Janete destacou a importância do engajamento dos cidadãos na elaboração do PPA. “É a população que deve orientar o Governo na definição das prioridades no atendimento das suas próprias demandas”, enfatizou. Ela também enfatizou a articulação entre os órgãos do Governo para que o projeto do PPA fosse lançado, uma parceria que contou, além da Seplancti e UEA, a Funtec e a Prodam.

Os municípios que participaram da reunião por meio do Sistema IPTV foram: Barcelos, Boca do Acre, Boa Vista do Ramos, Carauari, Careiro, Coari, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Manaus e Tapauá.

O que é – O novo Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 é um instrumento fundamental de planejamento da administração pública, estabelecendo diretrizes e metas para os governantes por um período de quatro anos. É a partir do PPA que são definidas as políticas públicas mais adequadas ao atendimento das demandas da sociedade, com a definição de programas e orientações estratégicas na definição do orçamento do estado.

Como participar – Todo cidadão poderá participar da elaboração do PPA por meio do site www.consultasociedade.am.gov.br, indicando três prioridades de ações de Governo por área (Saúde, Educação, Segurança e outras), além de registrar novas sugestões, no período de 21 de maio a 24 de junho.

A colaboração para a construção do PPA também pode ser feita pelo aplicativo “Consulta Sociedade”, já disponível na Play Store para dispositivos do sistema Android. O cidadão pode ainda comparecer à “Sala Cidadã”, que é um espaço alternativo de participação a ser disponibilizado nas unidades da UEA nos municípios do interior.

Depois do período de consulta, as sugestões e demandas da sociedade serão encaminhadas pela Seplancti aos dirigentes dos órgãos da administração, para subsidiar a elaboração das políticas públicas e programas governamentais. O projeto concluído será encaminhado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em setembro, para avaliação e aprovação.

FOTO: Divulgação/Seplancti/UEA