23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Consumo sem planejamento pode levar à inadimplência

*Por Reginaldo Gonçalves

A compra de produtos que encantam: roupas e sapatos, por exemplo, na verdade é uma busca pelo prazer. Quantas vezes percebemos que diversas pessoas ficam com os olhos brilhando quando passam por uma vitrine bem montada, ou observam uma roupa bonita e imaginando seu uso, um restaurante requintado.

Mas, junto com o prazer de comprar vem o lado economico. É difícil, muitas vezes, abrir mão do consumo e pensar no depois. As pessoas compram produtos que nem precisam para ter uma felicidade temporária. E é aí que reside o perigo. As promoções têm como regra priorizar a busca pelo consumo e com a atratividade nos preços, criada pelos fabricantes e varejistas, agora é fundamental controlar os gastos para não ter problemas e necessidade de procurar uma instituição financeira em pouco tempo.

As recomendeções básicas são:

verifique o orçamento mensal identificando o quanto pode se gastar e o que tem que economizar para auxiliar nas necessidades prioritárias.

– Vá às compras e compre ou use o serviços de profissionais pesquisando antes seus gastos para que não se iluda por produtos surpéfluos que nunca vai usar.

– Procure evitar o cartão de crédito comprando somente itens que caibam no orçamento e minimize os gastos

– Uma boa pesquisa faz a diferença e a pechincha é um caminho saudável.

– Em época de retração todo cuidado é pouco; comprar bens, mesmo supérfluos, pode levar a inadimplência. Os juros do cartão podem tornar o comprador vitima da sua própria armadilha.

Reginado é coordenador do curso de Ciências Contabéis na Faculdade Santa Marcelina (FASM).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui