Take a fresh look at your lifestyle.

Controle de doenças de hortaliças cultivadas no Amazonas é tema de curso oferecido pela Embrapa

-publicidade-

A perda de produção de hortaliças em decorrência de doenças nas plantas é um dos principais problemas que afetam os produtores do estado do Amazonas. Com o objetivo de orientar profissionais de assistência técnica e produtores como evitar e combater as principais doenças a Embrapa Amazônia Ocidental realiza o curso “Identificação e Controle de Doenças de Hortaliças Cultivadas no Amazonas”, no dia 07 de junho, na sede da instituição em Manaus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3303 7832/3303 7901.

O curso será ministrado pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental Luadir Gasparotto, especialista em fitopatologia. Segundo o pesquisador, doença de planta é qualquer anormalidade provocada por microrganismos ou por fatores abióticos, que agem no tecido vegetal de uma maneira contínua, alterando seu metabolismo, antes ou após a colheita, resultando em redução na produção ou na qualidade do produto comercial. Para que uma doença ocorra é imprescindível que estejam presentes, simultaneamente, a planta na sua forma suscetível, o patógeno na sua forma virulenta e a condição ambiental favorável. Por isso o conhecimento desses fatores e da interação entre eles é fundamental para a adoção de medidas para evitar ou reduzir o impacto de doenças.

Com duração de oito horas, a capacitação tem início marcado para as 07h30min. Na programação serão abordados os seguintes temas: diferenças entre doenças, distúrbios fisiológicos e ataques de pragas; aspectos relacionados ao controle químico; aspectos gerais (cultivo a céu aberto e protegido); doenças fúngicas e bacterianas (diagnose e conjunto de medidas integradas de controle); doenças viróticas (diagnose e conjunto de medidas integradas de controle); e nematoides.

-publicidade-