27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Copa Amazônia de Natação acontece nesta sexta e sábado e serve de seletiva para Norte-Nordeste e Copa Pacífico

Dois dias de muitas braçadas e fôlego em jogo. Assim vai ser a Copa Amazônia – Troféu Leônidas Marques, que acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20, no Parque Aquático do Clube do Trabalhador do Amazonas/Sesi, localizado no Coroado. A expectativa da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada) é que 222 atletas compareçam no evento que é seletiva para a seleção amazonense.

Com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), a solenidade de abertura da Copa está marcada para sexta-feira, 19, a partir das 8h45, e as competições serão realizadas em etapas, nos dias 19 e 20 de maio, a partir das 9h, com intervalo às 13h, e retomada às 14h30.

De acordo com o presidente da Fada, Victor Hugo Lopes Façanha, o torneio está dividido em quatro categorias – Infantil I e II, Juvenil I e II, Junior I e II e Sênior – e vai envolver 21 clubes, sendo do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima. As disputas vão apresentar os principais nomes da temporada, uma vez que a seleção amazonense será credenciada para disputar o Norte-Nordeste, que acontece no mês de junho, em Recife/PE.

“Nós temos grandes nomes no Amazonas. Na categoria feminina, por exemplo, pelo La Salle, tem a Stephany Rodrigues (categoria Junior I); além da Elisa Maia (Juvenil II) e Nely Quintino (Infantil II). Pela masculina, teremos pelo La Salle o Leonardo Brasil (categoria Junior II); pela Aquática Amazonas, Felipe Andrade (Juvenil I); e pelo Olímpico o Ederson Maia (Junior II), entre outros grandes competidores. Será maravilhoso ter tanta gente boa e isso vai se refletir na torcida e na qualidade da competição”, comentou.

Ainda segundo Botinho, a Copa Amazônia – Troféu Leônidas Marques é uma das principais competições do calendário local. Isso porque, o evento também conta pontos para aqueles que pretendem ir à Copa Pacífico e fazer parte da seleção brasileira.

“O nível técnico dos nadadores é muito alto e tenho certeza que vamos formar uma boa equipe para o Norte e Nordeste. Além disso, os nadadores vão dar o seu melhor, pois tanto a Copa Amazônia quanto o Norte e Nordeste são seletivas para a Copa Pacífico, que é uma competição internacional e que tem status de seleção brasileira e abre muitas portas”, disse o titular.

Candidatas ao pódio – Um dos nomes fortes que vai disputar a Copa e que vem se destacando dentro das águas éNely Gabriela Quintino. A nadadora conquistou recentemente ouro pela 2º Circuito de Graduados de Natação e quebrou dois recordes na competição, pelas provas de 100m Peito (01m18s75) e 200m Medley (02m44s22), ambos pela Infantil.

“Eu fiquei muito feliz com os meus resultados e conquistas dos recordes. Isso me dá mais vontade de continuar no esporte e é um empurrão para a Copa Amazônia. Venho me preparando, corrigindo os erros e, se Deus quiser, vou conseguir me destacar. São quase três horas de preparação por dia e a carga agora no final aumenta”, destacou a nadadora do La Salle.

Stephany Rodrigues é outra nadadora que mira a seleção amazonense e a brasileira. A atleta já disputou a Copa Pacífico, ano passado, e quer mais uma vez realizar o feito. “Eu estava doente no último mês e tive que desacelerar. Mas há duas semanas voltei com tudo, estou ficando mais forte e quero muito poder conquistar os meus objetivos. Treino com o Botinho todos os dias e sei que os adversários vão pesar, mas estou trabalhando tambem o psicológico para nada me atrapalhar. Fazer parte da seleção é sempre um sonho e não posso desperdiçar”, disse a jovem.

Programação:

Dia 19/05/2017

07:30h início do aquecimento

08:45h SOLENIDADE DE ABERTURA

09:00h início da 1ª Etapa

14:30h início do aquecimento

16:00h início da 2ª Etapa

Dia 20/05/2017

07:30h início do aquecimento

09:00h início da 3ª Etapa

14:30h início do aquecimento

16:00h início da premiação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui