24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Copa Eduardo Piccinini agita as piscinas da Vila Olímpica

A Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa (Vila Olímpica de Manaus) recebe nesta quinta-feira (dia 9), às 18h, a abertura da Copa Amazonas de Natação – Troféu Eduardo Piccinini, e da Copa de Natação Mirim/Petiz – Troféu Pedro Nicolas. As duas competições representam a quarta atividade oficial da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada) em 2015 e será realizada em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Fundação Vila Olímpica (FVO).
As provas começam nesta quinta-feira, prosseguem amanhã no mesmo horário e terminam no sábado à tarde (ver programação abaixo), com entrada grátis.

Dez equipes foram inscritas e 205 atletas estão aptos a competir, em busca de baixar os tempos e conseguir índice para os campeonatos regionais e nacionais.

Homenagem
Atleta amazonense, Eduardo Beça Piccinini foi campeão brasileiro e representou o Brasil nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona (Espanha); nos Jogos Pan-Americanos de 1991 de Havana (Cuba), onde obteve a medalha de bronze nos 100 metros rasos borboleta, e de Mar Del Plata, na Argentina, em 1995.

Ex-recordista sul-americano dos 4×100 m medley: 3m43s93, obtidos em 1995, Piccinini tinha como técnico à época o professor Aly Jorge Almeida, que hoje é diretor presidente da FVO.

A Copa Mirim Petiz leva o nome do atleta Pedro Nicolas Sena da Silva, que chegou a ser o número 1 do ranking nacional dos 100 m borboleta infantil 1, com 1m02s47 em piscina de 50 m, resultado obtido nos Jogos Escolares, categoria de 12 a 14 anos. O atleta morreu em 2013, num acidente de trânsito ocorrido em Vitória do Espírito Santo, quando se dirigia com toda a equipe, para fazer o reconhecimento da piscina na qual competiria no dia seguinte.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui