27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Corecon/AM divulga resultados dos prêmios “Economista” e “Destaque” do ano

O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) anunciou, esta semana, o resultado da votação que escolheu Márcio Paixão, como Economista do Ano, e Rodemarck Castello Branco, como Destaque do Ano de 2015. A entrega das premiações será realizada no dia 19 de agosto (quarta-feira), às 19h, no auditório da Federação Nacional das Indústrias do Amazonas (Fieam).

O presidente do Corecon-AM, Marcus Evangelista, destaca que a premiação tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos profissionais que ajudaram no estudo e desenvolvimento da Economia regional nos últimos 12 meses. “São duas personalidades que possuem uma participação expressiva na cidade de Manaus e no Estado. Eles contribuíram diretamente para pesquisa e criação de estratégias econômicas que impactaram a região de forma positiva nos últimos meses. Que eles inspirem outros profissionais na busca de alternativas econômicas para a capital e interior”, disse o presidente.

Márcio Paixão foi eleito com 53% dos votos válidos pela categoria por ter contribuído com o engrandecimento da profissão com participação de palestras de cunho educativo e com a elaboração do “Projeto de Desverticalização da Eletrobrás Amazonas Energia”. Para o profissional, o reconhecimento é um reflexo do trabalho desenvolvido na busca de melhorias no setor de energia.

“Buscamos criar um modelo diferente do convencional e adaptá-lo para a realidade da floresta amazônica e essa premiação prova que o modelo deu certo. É muito gratificante ter o esforço de três longos anos de pesquisa e execução reconhecidos”, declarou. O vencedor disputou ao lado de Deise Anne Rocha e Aílson Rezende, que obtiveram 33 e 8 votos, respectivamente.

Na opinião de Rodemarck de Castello Branco, o vencedor da categoria Destaque do Ano 2015, o título se deve reconhecimento dos colegas pelo seu trabalho exercido enquanto professor da Universidade Federal do Amazonas. “Foi um surpresa e fiquei muito feliz em saber da vitória. Temos muito que estudar ainda para encontrarmos alternativas para uma economia fortalecida, sobretudo, fazendo com que o desenvolvimento econômico se reflita no desenvolvimento social”, acrescentou o economista.

Rodemarck disputou o título com o secretário da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), Afonso Lobo, e com o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Gustavo Igrejas. Para participar da votação das duas categorias, que durou 15 dias, era necessário ser Economista registrado no Corecon-Am.

Desenvolvimento regional

Atuando como Assessor de Comunicação Social e da presidência da Eletrobrás Amazonas Energia, o parintinense Márcio Paixão é graduado há 13 anos em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mestre em Desenvolvimento Regional na Amazônia pela mesma universidade e possui MBA Executivo Internacional (Business and Management for International Professionals) pela University of California (EUA), além de outras qualificações.

Este ano, o economista esteve à frente da coordenação Geral do “Projeto de Desverticalização da Eletrobrás Amazonas Energia”, considerado um dos mais importantes do Sistema Eletrobrás dos últimos anos. O estudo de Paixão foi desenvolvido a partir de pesquisas baseadas em experiências norte-americanas que resultaram na elaboração de um modelo adaptado para a realidade da floresta amazônica. Como resultado do seu trabalho, foi criado o modelo econômico-societário chamado de “Drop Down de Ativos” ou “Contribuição de Acervo Líquido”, tornando-se, portanto, pioneiro para o setor elétrico brasileiro.

Figura expressiva

Indicado para o comando da comissão de transição do governo do candidato a prefeito Arthur Virgílio em 2012, Rodemarck de Castello Branco já atuou durante 35 anos como professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O economista também possui o título de Mestre em Economia de Empresa pela Espanha e pós-graduação em Economia Industrial pela Universidade Estadual de Campinas (Unicampi).

Atualmente, Rodemarck é empresário, consultor, vice-presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus, além de participar como membros de outras instituições. O economista já recebeu medalha de Ouro de Manaus pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e também já foi vencedor da categoria Economista do Ano na década de 1990.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui