27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Coronavírus já estava no Brasil desde janeiro, afirma Ministério da Saúde

Em coletiva de imprensa para atualização dos dados do novo coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (02), o Ministério da Saúde revelou que o primeiro caso de Covid-19 registrado no Brasil foi verificado em 23 de janeiro. De acordo com a informação, a investigação mostra que o coronavírus Sars-Cov-2 já estava em circulação no país antes do anúncio do primeiro caso anunciado em m 26 de fevereiro.

Tratava-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio da Itália. À época, quando o caso foi confirmado, havia outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas.

“Lembrem-se que estamos fazendo a investigação de casos internados. Muitos desses casos estão com material colhido, e nós tivemos a partir de investigação retrospectiva a identificação do primeiro caso confirmado, ele é da semana epidemiológica 4, de 23 de janeiro”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

O mesmo ocorreu com o vírus da zika, segundo Wanderson. “Isso foi feito também no Zika vírus. Inicialmente achávamos que os primeiros casos eram de abril de 2015 e, um ano depois, com investigação retrospectiva, verificamos que tinha caso de Zika vírus identificado em banco de sangue na região amazônica desde abril de 2014”,disse ele. Por Gazeta Brasil

spot_img