24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Corpo de Bombeiros do Amazonas realiza mutirão de saúde bucal com o programa ‘Bombeiro Mirim’

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio de sua Diretoria de Saúde e do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma), realizou um mutirão de saúde com as 35 crianças e adolescentes do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom).

A ação de saúde ocorreu na manhã desta sexta-feira (19/07), nas dependências do Bifma, localizado no Parque Sumaúma, zona norte de Manaus. Os alunos do Proebom tiveram orientações de escovação dental e aplicação de flúor. Cada participante do programa educacional recebeu um kit de higiene bucal patrocinado pela Colgate.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, a ação faz parte do cronograma de atividades para os alunos do programa. “Esses jovens também estão sob nossa responsabilidade. Na corporação, dispomos de profissionais da área de saúde e dentro de nossas possibilidades, ofertamos serviços para proporcionar saúde e bem estar. Esse tipo de trabalho acontece tanto para os bombeiros mirins, quanto para os idosos do projeto ‘Terceira Chama’”, destacou.

O diretor de Saúde do CBMAM, tenente-coronel BM João Batista do Nascimento, explica que o quadro de oficiais da saúde da Corporação trouxe mais qualidade de vida para nossos bombeiros militares. “Nosso objetivo é continuar realizando o atendimento médico e odontológico para os participantes de nossos projetos sociais e dependentes de bombeiros militares”, disse.

Saúde bucal – A 2º tenente BM e dentista Renata Brandão explica que a prática da higiene bucal é importante para a saúde não apenas dos dentes, mas também de todo corpo. “O sistema estomatognático é formado pela parte gustativa até a digestão. Se você tiver dentes saudáveis, conseguirá mastigar melhor, irá perceber o sabor dos alimentos de maneira adequada e partir para um processo digestivo mais facilitado”, informou ela.

Outra orientação da oficial da saúde é quanto à periodicidade da consulta ao dentista e aplicação do flúor. “O flúor reduz a acidez da boca preservando um pouco mais o esmalte dos dentes. A aplicação dessa substancia deve ser feita por um dentista durante as consultas de rotinas realizadas todos os anos”, alertou a tenente.

O Proebom – É um projeto social voltado para crianças e adolescentes entre sete e 16 anos de idade. O principal objetivo é contribuir na formação desses jovens utilizando como referência valores de cidadania e civismo.

Uma das principais exigências para participar do Proebom é estar matriculado e ter bom histórico escolar. As aulas são ministradas por bombeiros militares e as atividades do curso são organizadas em 12 disciplinas, com diferentes durações (anual, semestral e mensal), estabelecidas conforme a disponibilidade de efetivo e espaço físico da unidade responsável.

Foto: CBMAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui