24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Corpo de Bombeiros inicia curso de especialização em “Resgate”

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deu início hoje, 15, ao “Curso de Resgate de 2017”. A proposta é aperfeiçoar os conhecimentos técnicos de militares do órgão, além de instituições federais e municipais, visando o melhor atendimento à população em situações de urgência e emergência.

“O curso vai utilizar como base os mais modernos protocolos de atendimento Pré-Hospitalar do mundo. Padronizando a doutrina, a consequência será o atendimento de qualidade a população que emergencialmente precisa desse serviço”, ressaltou o comandante Geral do CBMAM, coronel Fernando Pires Júnior.

O atendimento de resgate acontece em ocorrências como acidentes de trânsito, vítimas politraumatizadas, busca em ambiente de selva, emergência em locais de grande concentração de público, entre outras situações, que coloquem em risco a vida humana.

O curso, que terá duração de aproximadamente um mês, será realizado no Quartel do Comando Geral do CBMAM. São 34 alunos entre praças e oficiais da corporação, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O técnico de enfermagem José Antônio Mendes, está há seis anos no SAMU e 17 no serviço de urgência e emergência. Mesmo com larga experiência, considera fundamental o aperfeiçoamento.

“Com esse treinamento vamos ampliar nossa atuação e dar uma resposta mais rápida durante o desastre e assim atender melhor a população”, disse.

Para o tenente Cristiano Ferreira do CBMAM, além do aprendizado, o importante é que as instruções serão disseminadas.

“Além de aprimorar as técnicas com protocolos modernos, os militares terão a oportunidade de disseminar os conhecimentos nos seus quartéis”, finalizou.

A abertura do curso contou com a presença de parte do estafe de comando do CBMAM.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui