27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Corpo de Bombeiros produziu mais de 10 mil litros de álcool 70%

Em parceria com órgãos públicos e empresas privadas, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está fabricando álcool líquido 70% para abastecimento de unidades na capital e interior. Mais de 10 mil litros do insumo essencial para higienização das mãos e prevenção da Covid-19 foram produzidos, desde o início da pandemia, no ano passado.

A produção do álcool é uma parceria com o Laboratório Químico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A iniciativa recebeu o apoio da Coca-Cola Brasil, fábrica Virrosas e grupo Atem, que doaram garrafas plásticas e insumos de produção.

O trabalho começou por meio de uma parceria com o curso de Defesa Nuclear, Biológico, Química e Radiológica (NBQR), da Marinha do Brasil, que visa o preparo do público para as atividades de descontaminação, isolamento de área, detecção presuntiva de alguns agentes e, principalmente, a remoção aérea de vítimas.

O álcool produzido pelo Corpo de Bombeiros está sendo usado na sanitização e esterilização das Unidades de Resgate (UR), que trabalham na linha de frente conduzindo pacientes infectados, politraumáticos, entre outras situações.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Magno da Cunha Nascimento, detalhou o processo de fabricação. O militar também é técnico de laboratório químico da Ufam.

“Nós produzimos a água destilada, com alto grau de temperatura e pureza, para poder realizar o processo de diluição. O álcool chega concentrado em 96% e preparamos a diminuição da água, de acordo com a proporção do volume, adicionando a glicerina para proteger o ressecamento das mãos de nossos usuários e dando um aroma mais agradável ao produto”, destaca o sargento.

Além de consumo próprio, os mais de 10 mil litros produzidos pelo Corpo de Bombeiros foram doados para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Francisca Mendes, Maternidade Ana Braga, além de unidades da Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto de Criminalística e Cruz Vermelha.

Além da capital, o produto também foi destinado às forças de segurança que atuam nos municípios de Autazes, Presidente Figueiredo e Carauari.

Sustentabilidade – Pensando na preservação ambiental e evitando a degradação no ambiente, todos os frascos de álcool produzidos são 100% reutilizados pela corporação. É o que explica a tenente e enfermeira do Corpo de Bombeiros, Raquel de Souza.

“Essas embalagens plásticas passam mais de 100 anos para se decompor no ambiente. Nosso principal objetivo é reutilizar essa matéria-prima, para que não haja lixo em nosso ambiente”, ressaltou.

FOTO: Carlos Soares/SSP-AM

spot_img