32.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural dos cursos de formação de oficiais e praças ingressantes na corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta sexta-feira (1°/11), a aula inaugural dos cursos de formação dos 53 oficiais 2° tenentes e dos 200 soldados ingressantes na corporação. A solenidade, que marcou o início da trajetória dos convocados no serviço militar, aconteceu no Comando Geral do CBMAM, na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul da capital.

Para ingresso na corporação, os convocados fizeram, entre os dias 21 e 24 de novembro, a entrega da lista de documentos conforme a portaria do CBMAM com todas as especificações. A partir disso, o Corpo de Bombeiros dará andamento aos trâmites administrativos.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, afirma que o ingresso dos convocados marca um novo momento para o Amazonas.

“Os alunos agora passarão por uma carga de treinamento intensa, um curso que vai durar 8 meses para os soldados e 2 anos para os oficiais, mas quem ganha é a sociedade. Nós teremos, a partir de agora, a capacidade de ampliar o serviço do Corpo de Bombeiros para dobrar a sua presença no interior do estado”, enfatizou o comandante.

Curso de Formação de Soldados

O Curso de Formação de Soldados terá duração de 40 semanas com total de 1.400 horas, divididas entre disciplinas teóricas e práticas e o estágio obrigatório, que será realizado a partir da 8ª semana. As aulas acontecerão no Campus de Ensino IV do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp).

Na grade do curso estão 33 disciplinas, sendo algumas delas: História do Bombeiro no mundo e no Brasil; Direitos Humanos; Fundamentos Jurídicos da Atividade Bombeiro Militar; Ordem Unida; Sistema de Comando de Incidentes; Intervenção e Emergência com Produtos Perigosos; Legislação Prevenção a Incêndios; Operações de Combate a Incêndios Urbanos e Florestais; Busca e resgate em área de selva; Salvamentos em altura, aquático, em espaço confinado.

Formação de oficiais

No Curso de Formação de Oficiais dos 53 alunos 2° tenente a carga horário total será de mais de 2.900 horas, entre matérias teóricas e práticas, estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. A capacitação dos oficiais bombeiros será dividida com disciplinas por semestres letivos.

Aluno do curso, Richard Domingues, 29, define a nova etapa como a realização de um sonho e o desejo de contribuir com a sociedade.

“Eu esperava bastante porque é um sonho que eu tenho. Sonho em salvar pessoas e poder contribuir com a sociedade amazonense. Isso representa o começo de uma caminhada de 2 anos com vários desafios e eu tenho certeza que quando a gente sair daqui a gente vai contribuir muito”, disse Richard.

Entre as disciplinas que serão ministradas estão: Comando, Chefia e Liderança – exemplos e prática; Direito Penal e Processual Penal Militar; Gestão e Governança de Riscos e Desastre; Planejamento e Coordenação em atividades de Proteção e Defesa Civil; Mecânica dos Solos e Geologia Aplicada; Mecânica dos Fluidos e Hidrogeologia Aplicada; Gerenciamento de Operações de Incêndio; Emergência Envolvendo Produtos Perigosos.

Fotos: Mauro Neto/ Secom

spot_img