Amazonas Notícias

Corpo de Bombeiros realiza formatura de oficiais de saúde ingressantes na corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta quinta-feira (09/05), a solenidade de formatura de seis oficiais bombeiros da área de saúde. O evento, que teve a presença de autoridades da esfera estadual, aconteceu no comando geral da corporação, na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul da capital.

“Os bombeiros que estão formando hoje, integrarão o quadro da corporação, sendo peças-chaves nos serviços de saúde. O Corpo de Bombeiros evoluiu muito, ao longo dos dois últimos anos, com a ampliação do serviço de atendimento pré-hospitalar, que é uma das vertentes da corporação. E vamos continuar trabalhando para ampliar cada vez mais o atendimento à população”, pontuou o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas.

Ao todo, os seis formandos participaram do Curso Complementar de Oficiais (CCO), sendo quatro enfermeiros, um farmacêutico e um assistente social. Ao longo do período de treinamento, eles tiveram aulas teóricas e práticas, e realizaram simulados de ocorrências.

Referência no atendimento pré-hospitalar

O CBMAM ampliou, ao longo de 2023, a cobertura de atendimento pré-hospitalar em 41%, ocupando o segundo lugar no ranking nacional da atuação das corporações de bombeiros neste segmento. O dado é um levantamento do Ministério de Justiça e Segurança Pública, sendo reflexo dos investimentos do Governo do Amazonas na aquisição de novas viaturas e equipamentos para melhoria da atuação dos bombeiros da área de saúde.

O Grupamento de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar foi implantado, em 2023, com objetivo de fornecer este serviço à população de forma mais direta com acionamento, também, via disque 193. Para o lançamento, mais de 50 bombeiros da área de saúde fizeram formação no curso de Operações de Resgate em Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar (CORE-APH).

FOTOS: Divulgação/CBMAM

Relacioandos