O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas realizou na noite desta terça-feira (27/11) solenidade alusiva ao 20° aniversário de emancipação da instituição. O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Amadeu Soares, e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Mauro Freire, comandaram a cerimônia, que ocorreu na sede do CBMAM, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

Coronel Amadeu ressaltou que os Bombeiros são reconhecidos como heróis da segurança. Segundo ele, a emancipação da instituição fortaleceu a atuação do órgão e ao mesmo tempo a interação com as outras forças de segurança. “O bombeiro é o amigo certo das horas incertas. É aquele amigo que você precisa, em muitos casos, na hora pior da sua vida. Nesse sentido, é de extrema importância a qualificação desses profissionais. Além disso, o Corpo de Bombeiros também atua em conjunto com a sociedade, desenvolvendo ações comunitárias”, disse.

Durante o evento, ocorreu a formatura de conclusão dos 131 sargentos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e dos alunos cabos no Curso de Formação de Cabos (CFC). Além da formatura, o comandante geral, coronel Mauro Marcelo Lima Freire, apresentou um balanço das ações da corporação e entregou a Medalha Dom Pedro II, maior outorga do CBMAM às autoridades que contribuíram para atividades do Corpo de Bombeiros ao longo do ano de 2018.

“É uma noite de festa de alegria na qual estamos homenageando algumas pessoas, alguns parceiros e amigos que sempre contribuíram com a nossa instituição. Isso para nós é muito importante. Dentre eles nós temos soldados, empresários e autoridades do governo do estado que receberam a maior horaria da nossa instituição”, ressaltou Freire.

BALANÇO DA GESTÃO – Só nesta gestão, sob o comando do Coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire, a Corporação atendeu 5.274 ocorrências acionadas pelo 193, sendo 1.582 salvamentos, busca e resgate, 908 incêndios, 683 acidentes e 848 atendimentos pré-hospitalares. Foram realizadas diversas ações de prevenção integradas com a sociedade, como a Semana de Proteção Contra Incêndio e Prevenção ao Pânico, onde mais de 250 estabelecimentos comerciais receberam orientações importantes. Também foram realizadas fiscalizações e nas normas de segurança contra incêndio no Estado, contabilizando 6.525 procedimentos realizados, sendo 2.668 administrativos como a expedição de 1ª e 2ª via do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), AVCB de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), credenciamentos, declarações de conformidade, pirotecnia, conformidade, tramite, além de 1.415 vistorias e 2.343 análises.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas, Cel. Cláudio Silva, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, o Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Desembargador Yedo Simões, Chefe do Estado Maior Geral do Comando Militar da Amazônia, General Edson Rosty, também participaram do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here