26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Corpus Christi 2015

Cartaz Corpus Christi 1 - DigitalA Arquidiocese de Manaus, através da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, realizará no dia 4 de junho a Festa de Corpus Christi que acontecerá a partir das 17h, na Praça Antônio Bittencourt, mais conhecida como a Praça do Congresso. A celebração de Corpus Christi comemora os 40 anos da realização do 9º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Manaus em 1975. Para o evento são esperados mais de 70 mil fiéis.

Segundo Padre Charles, a celebração terá três grandes momentos, a primeira será a missa que ocorrerá às 17 horas, na Praça do Congresso; depois ocorre a procissão e , por fim, adoração solene e benção do Santíssimo Sacramento, na Avenida Eduardo Ribeiro com a Avenida 7 de Setembro.

“A Eucaristia é o ponto central da nossa fé, é o sacramento fundamental da vida da Igreja, é a memória do mistério pascal e o sinal que Jesus deixou. Nós Católicos acreditamos que no pão consagrado está o corpo de Cristo, que há uma presença sacramental misteriosa, mas real, por que Jesus permanece no pão consagrado. A Igreja Católica é convidada a celebrar a missa e a sair em procissão, dando assim o testemunho público de sua fé”, explicou Dom Sérgio Castriani.
Sobre Corpus Christi

Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi. A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas. O Povo de Deus encontra nesta data a possibilidade de manifestar seus sentimentos diante do Cristo que caminha no meio do Povo.

Foram as visões de uma freira agostiniana, chamada Juliana, que historicamente deram início ao movimento de valorização da exposição do Santíssimo Sacramento. Em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, essa religiosa começa ter visões eucarísticas, que se vão suceder por um período de quase trinta anos. Em 1246, celebrou-se pela primeira vez uma festa do Corpo de Cristo, que se estendeu a festa para toda Igreja, no ano de 1264. Mas a difusão desta festa litúrgica só será completa no pontificado de Clemente V, que reafirma sua significação no Concilio de Viena (1311-1313). Alguns anos depois, em 1317, o Papa João XXII confirma o costume de fazer uma procissão, pelas vias da cidade, com o Corpo Eucarístico de Jesus, costume testemunhado desde 1274 em algumas dioceses da Alemanha. O Concílio de Trento (1545-1563) vai insistir na exposição pública da Eucaristia, tornando obrigatória a procissão pelas ruas da cidade.

Atualmente a Igreja conserva a festa de Corpus Christi como momento litúrgico e devocional do Povo de Deus. O Código de Direito Canônico confirma a validade das exposições públicas da Eucaristia e diz que ·principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, haja procissão pelas vias públicas· (cân. 944).

Confira a programação:

– 16h – inicia a acolhida/animação – Local: Praça do Congresso

– 16h30 – será realizado um breve resgate histórico do IX Congresso Eucarístico Nacional, realizado em 1975 com a releitura da mensagem do Papa Paulo VI aos participantes daquele encontro (1975) – Local: Praça do Congresso

– 17h – inicia a Celebração Eucarística – Altar montado na escadaria do IEA – Praça do Congresso

– Após a missa acontece a procissão – Trajeto: ruas Ramos Ferreira, Luiz Antony, 10 de Julho e finalizará na Avenida Eduardo Ribeiro, com a Sete de Setembro, encerrando com a solene adoração e benção do Santíssimo Sacramento.
Exposição de fotos históricas

Ainda fazendo memória ao 9. Congresso Eucarístico, haverá uma exposição das fotos históricas do evento, no período de 1 a 30 de julho, no museu da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Osvaldo Cruz, Centro de Manaus.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui