Take a fresh look at your lifestyle.

Corregedoria da SSP-AM debate medidas de combate à corrupção na Segurança Pública

-publicidade-

A partir desta quinta-feira (1º/3), a Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública realiza o 3º Ciclo de Palestras da Corregedoria-Geral. Com o tema “Segurança Pública: Desafios e Polêmicas da Contemporaneidade”, o evento acontece até sexta-feira (2/3) e conta com a presença de especialistas de todo o país em debates sobre assuntos como o combate à corrupção no setor público.

Os temas debatidos serão “Direitos e Deveres dos Servidores Públicos”, “Procedimentos Militares no Âmbito da Justiça Militar”, “Combate à Corrupção” e “Segurança Pública no Brasil”. O objetivo do Ciclo de Palestras é promover intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais da área sobre assuntos relacionados à segurança.

A programação ocorrerá das 13h30 às 17h30, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na avenida Constantino Nery, s/nº, Flores, zona centro-sul. O público alvo são policiais civis, policiais militares, peritos e outros agentes do sistema de segurança pública estadual, além de universitários.

O evento contará com a presença do conselheiro Nacional do Ministério Público, Silvio Amorim; do procurador da PGE-AM, Júlio Brandão; das promotoras Maria da Conceição Silva Santiago e Maria Piedade Queiroz Nogueira; o ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas Mauro Spósito; Jatniel Januário, do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp); Antônio Gelson, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); além de representante da promotoria da Justiça Militar do Amazonas.

“Nós vamos movimentar a área da segurança realizando palestras que têm total relação com as nossas atividades. Enfocando, principalmente, temas como a corrupção, mostrando a importância da sociedade para o combate a esse crime. É uma oportunidade única para os servidores da segurança aprofundarem conhecimentos sobre as novidades nessas áreas”, destacou a corregedora-geral, Iris Trevisan.

PERFIL DOS PALESTRANTES

Antonio Gelson Nascimento é Economista, Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em População e Desenvolvimento Regional e Especialista em População pela Universidade Federal do Amazonas. É policial civil aposentado do Estado do Amazonas, onde atuou de 1984 a 2016, e, desde 2011, atua como assessor técnico da Secretaria de Segurança Pública do AM. É professor do Mestrado em Segurança Pública e do Curso de Ciências Econômicas da UEA, onde também atua como líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Segurança Cidadã – GEPAS/UEA.

Jatniel Rodrigues Januário é Mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela UEA, Especialista em Administração e Sistemas de Informação e em Ciências Jurídicas. É Bacharel em Administração e em Direito. É Diretor de Campus de Ensino do IESP/SSP, professor da UEA e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Segurança Cidadã- NEPAS/SSP/AM. Autor de várias publicações na área de segurança pública.

Mauro Spósito é Bacharel em Direito especializado em Sociologia Criminal pela Faculdade de Guarulhos. Delegado de Polícia Federal aposentado. É ex-superintendente da Polícia Federal nos Estados do Amazonas e do Acre. Foi coordenador de Operações Especiais de Fronteira da PF brasileira, Coordenador da PF para o combate ao narcotráfico na Amazônia, coordenador de várias operações, tais como Trapézio, Roosevelt e outras. Atualmente é assessor da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

A Promotora de Justiça Maria Piedade Queiroz Nogueira é membro do MPAM desde 1996. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Pós-Graduada em Direito Penal e Processual e Antropologia. A Promotora de Justiça Maria da Conceição Silva Santiago é membro do MPAM desde 2002. Graduara em Direito e Pedagogia pela Ufam e Pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal e em Direito Constitucional. As duas atuam na Promotoria da Justiça Militar do Amazonas.

Silvio Amorim é Mestre em Direito Constitucional, especialista em Direito Constitucional e Graduado em Direito em 1998. Integrante do Grupo de Pesquisa “A Hermenêutica Constitucional Concretizadora dos Direitos Fundamentais e Seus Reflexos nas Relações Sociais”, da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Ministério Público Federal a partir de fevereiro de 2002 e Procurador Regional da República desde abril de 2014. Professor. Foi Procurador do Estado de Rondônia.

-publicidade-