Corrida do Fogo, em sua 23ª edição, reúne mais de 2,5 mil pessoas na Ponta Negra, zona oeste de Manaus

Dando abertura ao mês de comemoração da emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a 23ª edição da Corrida do Fogo reuniu mais de 2,5 mil pessoas na manhã deste domingo (04/11), no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

A largada ocorreu no estacionamento recuado do calçadão do Parque Ponta Negra, na avenida Coronel Teixeira, pontualmente às 6h26 para os cadeirantes e 6h30 para os demais competidores.

O evento tem por tradição, confraternizar com a sociedade amazonense os trabalhos desenvolvidos pela corporação ao longo do ano de cada ano, no caso, o de 2018, conforme explica o comandante geral do CBMAM, coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire. “O interesse pelas corridas já faz parte da cultura dos amazonenses, vários participantes iniciaram sua paixão pelas competições por meio da Corrida do Fogo. E poder proporcionar esse momento de alegria e saúde é gratificante”, disse o coronel Mauro Freire.

Campeão da categoria 5km, o gari Leandro Silva Costa, compete a mais de cinco anos. “A primeira vez que participei de uma competição foi a Corrida do Fogo de 2011, mas em 2013 decidi ser atleta. Já são cinco anos correndo em diversos eventos e estou muito feliz por mais essa conquista”, conta o vencedor.

Já na categoria 10km, a jovem Franciane dos Santos Moura foi a vencedora. “Eu me machuquei um pouco no final, mas consegui alcançar meu objetivo. Comecei a praticar atletismo com 10 anos de idade e hoje essa é minha profissão”, revelou a atleta.

Vencedores – Na categoria Masculino 10km o 1º colocado foi Juarez Rosa Silva, com o tempo de 32 minutos e 22 segundos; o 2º lugar ficou com Eudi Jesus Piano Ynfante, com 32 minutos e 55 segundos e o 3º colocado foi Wemerson Ribeiro Guimarães, com 33 minutos e 34 segundos.

Já na categoria feminina, o 1º lugar ficou com Franciane dos Santos Moura, com o tempo de 37 minutos e 27 segundos; o 2º lugar Willy Sandra Nascimento e Silva, com 39 minutos e 48 segundos; e o 3º lugar foi Adriana Lopes de Farias, com 41 minutos e 27 segundos.

No circuito de 5km na categoria masculina os campeões foram: 1º colocado Leandro Silva Costa, com o tempo de 15 minutos e 41 segundos; 2º colocado Willdeberg Claudino dos Santos, com 16 minutos e 03 segundos e o 3º colocado com Dionísio Cosmo Cardoso 16 minutos e 17 segundos.

Por fim, a categoria feminina de 5km. O 1º lugar ficou com Ciranildes Santos da Silva, com o tempo de 20 minutos e 08 segundos; o 2º lugar ficou com Aldileia Sousa Gentil, com 21 minutos e 20 segundos e 3º lugar com Thais Porfírio Dias com 21 minutos e 26 segundos.

Emancipação – No dia 26 de novembro de 1998, o CBMAM deixou de ser uma diretoria da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e passou a ser uma instituição independente, ganhando a função status de uma secretaria de Estado, o que permitiu a viabilização de mais recursos e investimentos para trabalho dos bombeiros militares no atendimento à população.

FOTO: DIVULGAÇÃO/CBMAM