Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Cosama analisa sistema de abastecimento de Tonantins

Seguindo o cronograma de avaliações técnicas nos municípios do interior do Estado, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) realizou um levantamento de dados do sistema de abastecimento de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus), a pedido da Prefeitura Municipal da cidade. Os técnicos reuniram com o prefeito do município, Francisco Oliveira, e a vice-prefeita, Suelem Ribeiro, que acompanharam a visita para tratativas relacionadas a melhorias no sistema.

O município possui quatro poços públicos de captação de água, mantidos pela prefeitura, e um reservatório elevado no bairro São Francisco, que abastece os moradores locais. Nos demais bairros da cidade o fornecimento acontece por poços artesianos particulares.

Foi realizada uma vistoria prévia na rede de distribuição existente e, também, coletas de amostras de água para análises físico-química e microbiológica, com a finalidade de saber qual a qualidade da água que está sendo fornecida para a população.

Segundo o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, a realidade do sistema de abastecimento de Tonantins é semelhante à de outros municípios, principalmente devido à ausência de assistência técnica e apoio da área de saneamento.

“Tonantins, assim como outros municípios do interior que não são atendidos pela Cosama, sofre com a qualidade da água, pois tem um sistema ultrapassado. Mas isso vai ficar no passado, a maior prova disso é que a Companhia vai dar o apoio necessário para melhorar a qualidade da água para a população, não se limitando apenas a Tonantins, mas quem precisar. Seguimos orientações do Governador Wilson Lima para que o melhor seja feito”, afirmou Valle.

Diagnóstico Preliminar – Segundo dados técnicos, o sistema de água da cidade precisa de reparos na área operacional, principalmente instalação de equipamentos de tratamento de água nos poços existentes, para evitar contaminações cruzadas; e também na área administrativa, para a obtenção real de quantas pessoas são contempladas com água na área urbana.

Após visita técnica, um relatório detalhado sobre os dados coletados, com o diagnóstico final sobre o sistema de abastecimento, será entregue para a Prefeitura de Tonantins, com medidas de melhorias de curto e médio prazos.

FOTO: Divulgação/Cosama

-publicidade-