26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Cosama inicia trabalhos de melhorias no sistema de abastecimento de água em Nhamundá

Seguindo orientações do Governador do Amazonas Wilson Lima, uma equipe de técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) chegou nesta quinta-feira (17/06) ao município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus), para iniciar os trabalhos de transição e melhorias no atual sistema de abastecimento de água da cidade. O trabalho acontece após o Governo do Estado, a Cosama e a Prefeitura Municipal terem assinado o Termo de Cooperação Técnica, no dia 6 de maio. A comitiva foi recebida pela prefeita da cidade, Marina Pandolfo, que se reuniu e acompanhou os trabalhos iniciais dos técnicos.

Seguindo o planejamento estratégico da diretoria executiva, a equipe técnica irá realizar os trabalhos de reconhecimento e de análise da área operacional do atual sistema para a execução dos trabalhos de reforma, revitalização e implantação de novos equipamentos para melhorias em curto, médio e longo prazos, além de estudos técnicos e análises físico-química e microbiológica da água do município e, também, das estruturas dos poços de captação existentes.

A Cosama chega em Nhamundá realizando um diagnóstico geral na área operacional e, em seguida, o setor comercial irá fazer o trabalho de recadastramento de dados para mapear os bairros, casas e estabelecimentos comerciais, para identificar detalhadamente quantas pessoas estão recebendo água.

Segundo o Diretor-Presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas, Armando do Valle, há 20 anos o município não tinha assistência na área de saneamento e abastecimento, e a população estava sofrendo com o atual serviço, mas com o termo assinado entre o Governo, a Cosama e a Prefeitura, a melhoria no serviço irá acontecer.

“Estamos aqui por orientação do Governador Wilson Lima, trabalhando para atender os nhamundaenses da melhor maneira, relacionada à água. Vamos trabalhar para substituirmos equipamentos e tratarmos a água que é fornecida o quanto antes. O Governador sabe da importância que a água tratada possui para gerar saúde e qualidade de vida para as pessoas. Recentemente, iniciamos um trabalho em São Gabriel da Cachoeira e agora chegou a vez de Nhamundá”, disse Valle.

Dados preliminares – A cidade possui oito poços de captação, mas apenas sete estão operando para o abastecimento na cidade. Contudo, a água não recebe tratamento para garantir a qualidade.

São necessários reparos na rede de distribuição e na área elétrica, assim como a substituição de equipamentos operacionais. Também é preciso fazer serviços de manutenção e limpeza nos sete poços, além de instalação de cloradores para tratar a água.

Segundo dados da prefeitura do município, Nhamundá conta com 21.173 habitantes e cerca de 4.678 unidades consumidoras cadastradas. Atualmente a população recebe água bruta nos imóveis.

FOTO: Divulgação/Cosama

spot_img