Take a fresh look at your lifestyle.

Cosama realiza manutenção nos poços de captação de água em Nova Olinda do Norte

-publicidade-

A Companhia de Saneamento do Amazonas está realizando o trabalho de limpeza e manutenção nos poços de captação de água no município de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetro de Manaus), com a finalidade de melhorar ainda mais a qualidade da água que é fornecida para os moradores da cidade.

O trabalho que está sendo executado em oito poços de captação existentes são o de sondagem, manutenções preventivas e corretivas para identificar quais são os problemas e a viabilidade e de limpeza para melhorar a qualidade da água e retirar algo que esteja preso na estrutura de captação que impede do poço de funcionar com normalidade.

Para o presidente da Cosama, Armando do Valle, que visitou as obras nesta quarta-feira (9) junto com a Diretora Administrativa, Kellen Pereira, o trabalho que está sendo executado na cidade faz parte de uma ação operacional para atender as demandas de abastecimento e qualidade para os moradores, algo que nunca havia sido feito na cidade antes.

“Temos o compromisso de oferecer um serviço de qualidade para proporcionar para a população, por isso esse trabalho específico na cidade. Desde Janeiro a Cosama vem realizando o fornecimento de água na cidade, e a Companhia está executando esse trabalho por orientação do Govenador Wilson Lima. A Cosama visa proporcionar, além de uma água tratada, qualidade de vida e saúde, e posso afirmar que há 20 anos não era feito esse trabalho que a Cosama está fazendo hoje”, disse Armando.

Segundo o engenheiro da Cosama, João Paulo Soares, a região de Nova Olinda do Norte tem tendência, principalmente próximo a orla do rio, de ter na captação subterrânea com grande concentração de ferro, e tal trabalho prejudica a qualidade da água que é distribuída. Mas com o trabalho de manutenção, seguindo os parâmetros da geotecnia e qualidade, já se mostra satisfatória em alguns pontos da cidade.

“Depois de ter feito um diagnóstico da área da geotecnia, da rede de distribuição de água, posicionamento dos poços e executado o trabalho, já foram realizados testes iniciais de vazão com resultados superiores a 50 m3/h e verificado com os testes químicos, nota-se resultados satisfatório sem a presença do ferro na água”, declarou Soares.

Esperança é a palavra que o microempresário e morador na cidade Juscelino Pereira define para os trabalhos que a Cosama tem executado nos últimos dias na cidade.

“Fico contente, não só eu mas acredito que toda cidade, pois estamos vendo várias máquinas trabalhando nos poços, é uma movimentação muito grande e acredito que vai melhorar nossa água. Algo está sendo feito e isso nos dá esperança”, declarou Pereira.

Foto: Divulgação/Cosama

-publicidade-