32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Covid-19 – Costureiras de Silves e Itapiranga confeccionaram 60 mil máscaras de proteção durante a pandemia

Desde o início da pandemia do coronavírus, os municípios de Silves e Itapiranga contam com um reforço importante no combate à doença: a solidariedade. Um grupo de 17 costureiras confeccionou mais de 60 mil máscaras e 2 mil jalecos que foram distribuídos para líderes de projetos sociais, profissionais de saúde e colaboradores da empresa integrada de energia Eneva nos dois municípios do Amazonas. Elas fazem parte do projeto Costurando para o Bem, que foi criado para ajudar no combate ao coronavírus e incrementar a renda familiar das profissionais envolvidas.

Desde junho, as costureiras recebem tecidos e aviamentos para confeccionar as máscaras e jalecos e são remuneradas pela produção. Além de movimentar o comércio local com a compra da matéria-prima, o Costurando para o Bem trouxe um incremento de renda para o grupo de aproximadamente R$ 120 mil. A previsão de conclusão do projeto é dezembro deste ano.

Kedma, Keila e Kenia são irmãs e estão envolvidas na inciativa. Enquanto Kedma e Keila costuram, Kenia ajuda cortando os tecidos. Por semana, as três produziram em média mil máscaras de proteção. “Eu estava desempregada e com a pandemia tudo ficou mais complicado. Com o projeto, além de conseguir ajudar as pessoas, eu ainda complemento a renda”, conta a costureira de 43 anos, que mora com o marido e dois filhos.

Após uma mudança de São Paulo para Itapiranga, Marina Ribeiro, de 59 anos, viu no projeto uma forma de recomeçar a vida. “Cheguei aqui sem emprego e logo surgiu essa oportunidade”, recorda ela que conta com ajuda do marido aposentado na confecção. Por semana, cerca de 500 máscaras são feitas. “Dá uma satisfação muito grande sair na rua e ver as pessoas usando as máscaras que a gente fez. O momento é histórico e a gente está fazendo parte disso”.

Já Marijane Viveiro costura desde os 13 anos. Casada e com um filho de cinco anos, ela também é uma das beneficiadas pelo projeto. Para ela, é uma satisfação participar da iniciativa. “Além de estar ganhando, estou contribuindo para que as pessoas estejam se prevenindo por causa da Covid”, diz.

Outras ações – Desde o início da pandemia, a Eneva tem apoiado autoridades dos dois municípios, profissionais de saúde e moradores com um conjunto de ações que buscam ajudar no atual momento. Além do Costurando para o Bem, a empresa já distribuiu 2 mil cestas de alimentos, 1,5 mil kits de higiene e 250 kits de testes para a Covid-19. Também itens essenciais para o trabalho da área de saúde, como máscaras (700), kits de limpeza hospitalar (700), toucas (200), lancetas (200), entre outros artigos. A Eneva entregou ainda medicamentos para os hospitais de Silves e Itapiranga, como antibióticos e analgésicos que foram usados para o tratamento dos pacientes.

Sobre a Eneva

Empresa brasileira integrada de energia, que une a atividade de exploração e produção de gás natural em terra à geração de energia. As operações da Eneva estão concentradas no Norte e Nordeste do país e contribuem para o aumento da segurança energética das regiões e para a modicidade tarifária. A companhia é responsável por 46% da capacidade instalada de geração térmica do subsistema Norte e 11% da capacidade instalada de geração a gás do país.

spot_img