25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Covid-19: Governo do Estado continua equipando municípios com suporte avançado de vida

O Governo do Amazonas continua equipando os municípios do interior com aparelhos de suporte avançado de vida, quase triplicando as Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (25/06), a secretária de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz, esteve em Maués para a entrega de mais dois leitos de UCI ao município, além de um leito para Boa Vista do Ramos.

De acordo com a secretária, os municípios, com o apoio da Susam, fortaleceram a assistência à população com o aumento de 49 para 114 leitos em 80% do interior. “O Governo do Estado vem, com essa parceria, apoiar o município e fazer com que o hospital tenha condições de manter pacientes com o agravamento clínico estabilizado até que seja possível efetuar a transferência, se não houver melhora no quadro”, afirmou.

A titular da Susam também destaca que a implantação das UCIs no interior refletiu na redução das solicitações de transferências de pacientes para a capital.

“Estamos observando que nos últimos 15 dias tivemos uma redução do número de pedidos dos municípios para a transferência desses pacientes, e isso reflete a capacidade deles em fazer atendimento de atenção primária, iniciar o tratamento com sintomas no início da doença, e a capacidade operacional de atender esses pacientes com um agravamento dos sintomas”, explicou Simone Papaiz.

Após a pandemia, segundo a secretária, os equipamentos de suporte avançado vão ser um legado para os municípios, uma vez que 100% dos municípios polos e do Alto Solimões já possuem leitos de UCI.

Redução de casos – As ações do Governo do Estado em levar infraestrutura para os municípios se refletem na redução nos números de casos e de óbitos por conta de Covid-19 nos municípios. A avaliação é da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, que aponta uma redução de 33% no número de casos da doença no interior do estado, no período de 31 de maio a 14 de junho.

“Ao avaliarmos a curva de casos do interior, identificamos que, na semana em que tivemos mais números de casos que começou no dia 31 de maio, quando registramos 7.243 casos. Quando nós avaliamos esses dados em comparação com os dados da semana passada, verificamos que tivemos 4.792 casos. Isso corresponde a uma queda de 33% no número de casos de Covid-19 no interior”.

Os casos de óbitos também registraram queda de 88% no interior, segundo Rosemary Pinto. “Com relação aos óbitos, o maior número que tivemos no interior foi na semana que começou no dia 3 de maio, com um registro de 153 óbitos. Na semana passada tivemos o registro de 12 óbitos no interior, o que gera uma redução no número de óbitos da ordem de 88%”.

Investimentos e melhorias – Além da redução nos números da Covid-19 nos municípios, segundo a diretora-presidente da FVS, os investimentos do Governo do Estado possibilitaram melhorias no fluxo de atendimentos na capital e mais qualidade nos atendimentos das unidades de saúde do interior.

“Com as ações realizadas no sentido de levar infraestrutura para os municípios, houve melhorias no atendimento e na assistência aos pacientes. Podemos dizer que houve redução na demanda em Manaus, permitindo que houvesse a maior oferta de leitos tanto clínicos quanto de UTI. Em segundo lugar, permitiu que os municípios tivessem a possibilidade de promover uma assistência mais adequada, o que fez com que reduzisse tanto a transmissão quanto os óbitos no interior, e também o fato de que esses pacientes, ao terem um atendimento mais precoce, foram isolados, tanto eles quanto seus familiares, o que permitiu a interrupção do ciclo de transmissão”.

Outro fator apontado por Rosemary Pinto é que a disponibilização de testes rápidos de Covid trouxe mais celeridade nos diagnósticos da doença no interior. “A partir do final de abril, o municípios tiveram acesso a testes rápidos, disponibilizados pelo Governo do Estado, que comprou, ou o Ministério da Saúde, que enviou os testes rápidos, ou mesmo as próprias prefeituras que fizeram aquisições. Então a maior parte dos diagnósticos que temos no interior é feito por testes rápidos, no esforço das unidades hospitalares do interior e da rede de atenção básica, que é coordenada pelos municípios”.

Maués – Para o secretário municipal de Maués, Franmartony Firmo, os leitos de UCI são um presente no dia do aniversário da cidade. “Hoje eles trazem um presente pra Maués, trazem um abraço e um presente do governador Wilson Lima para o nosso município, que são dois leitos de UCI completos”, disse.

O secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo, que também acompanhou a entrega dos leitos, salientou que, além da entrega dos equipamentos, as equipes recebem treinamento para o manuseio, algo que tem sido oferecido a todos os municípios que têm recebido os equipamentos por parte do Estado.

FOTO: Rodrigo Santos/Susam

spot_img