27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Covid-19 – Protocolos e medidas relacionadas aos pós-óbitos são reforçados no Amazonas

Órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus reuniram-se nesta segunda-feira (28/12) para tratar dos procedimentos relacionados aos cuidados pós-óbito por Covid-19, fluxo e manejo de corpos. A revisão dos protocolos, o acolhimento digno e humanizado e as orientações que devem ser dadas às famílias foram os principais assuntos da reunião, na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que contou também com a participação de representantes das empresas funerárias.

O Governo do Amazonas reuniu todos os órgãos que atuaram durante o pico da pandemia na condução e orientação acerca do manejo adequado e identificação de corpos, bem como demais procedimentos relacionados ao óbito por Covid-19 dentro e fora das unidades de Saúde.

A equipe é composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Casa Civil e Casa Militar do Governo do Amazonas, Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), SOS Funeral e Secretaria Municipal de Limpeza Pública.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, a principal preocupação do governo é com o atendimento digno e humanizado às famílias. Por orientação do governador Wilson Lima, assistentes sociais, psicólogos e outros servidores dos órgãos governamentais voltarão a atuar dentro dos prontos-socorros, Serviços de Pronto Atendimento (SPA) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

“As equipes atuarão junto ao serviço social das unidades de saúde na organização desse serviço de identificação e orientação pós-óbito, garantindo tratamento adequado, digno e humanizado na condução dos procedimentos”, afirma Marcellus Campêlo.

Revisão de Protocolos – Uma das missões do grupo é a revisão dos protocolos para a emissão de uma nova Nota Técnica com atualização de orientações aos serviços de saúde, serviços funerários, cemitérios, dentre outros segmentos relacionados.

Entre as modificações propostas está a permissão para velório de pessoas que faleceram por complicações da Covid-19, mas não tinham mais o vírus ativo no organismo. O serviço de saúde irá disponibilizar a informação no cartão de identificação do corpo, sinalizando se o mesmo está liberado ou não para o velório, conforme as regras de distanciamento para evitar aglomeração.

FOTO: Divulgação SES-AM

spot_img