24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Covid-19 – Servidores do sistema socioeducativo do Amazonas são vacinados

Profissionais receberam a primeira dose neste sábado (29/05)

Os servidores que atuam nos cinco Centros Socioeducativos do Amazonas, geridos pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), receberam, na manhã deste sábado (29/05), a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A vacinação atende a uma solicitação do juiz Luís Cláudio Chaves, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Comarca de Manaus, para incluir os servidores do sistema socioeducativo como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI) junto aos profissionais do ensino básico, que representam o 18º grupo prioritário elencado pelo Ministério da Saúde (MS).

Ao todo, a vacinação contemplou 270 servidores entre diretores de unidades, psicólogos, assistentes sociais, assistentes administrativos, pedagogos, serviços gerais, cozinheiras e motoristas.

Para a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a imunização garante a proteção dos servidores e dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Estado.

“O Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, promove a ressocialização desses adolescentes nos nossos centros. É imprescindível a garantia da saúde como um dos pilares principais da permanência desses jovens conosco”, disse a secretária.

A secretária executiva de Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc, Edmara Castro, destacou que a vacinação dos servidores é uma iniciativa importante para o desenvolvimento do trabalho nas unidades socioeducativas, uma vez que a educação é prioridade no sistema.

“É muito positiva essa iniciativa do Governo do Amazonas de incluir o sistema socioeducativo junto aos servidores da educação, uma vez que a socioeducação trabalhada nas unidades é uma proposta pedagógica que tem o objetivo de formar esses adolescentes que se encontram cumprindo as medidas socioeducativas. A educação é um dos pilares do nosso trabalho, o adolescente é uma pessoa em formação”, ressalta.

Imunizados – Um dos servidores imunizados na campanha foi Daniel Garcia, coordenador do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase). Para ele, a vacinação reforça os princípios do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“É um serviço essencial, onde todos os servidores desempenham um papel fundamental para o exercício dessa missão que é de extremo interesse público. Por isso, os servidores do sistema socioeducativo foram incluídos nesse plano”, disse.

O socioeducador Ramon Paraguaçu, da Unidade de Internação Provisória (UIP), também recebeu o imunizante neste sábado. “Estou me sentindo privilegiado. Todos nós do sistema estamos tomando, nós que trabalhamos com jovens podemos ficar suscetíveis ao vírus. Está sendo uma confraternização para nós. Gostaria de agradecer ao Governo do Estado por possibilitar essa dose de esperança pra gente”, enfatiza.

Saiba mais – A Sejusc coordena cinco centros socioeducativos no Amazonas: Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa, Semiliberdade Masculino, Centro de Internação Feminina e Unidade de Internação Provisória Masculino. Todas as unidades ficam situadas em Manaus.

FOTO: Raine Luiz / Sejusc

spot_img