24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Covid-19 – Taxa de transmissão diminui no Amazonas, mas alerta deve continuar

Manutenção das medidas de prevenção ao coronavírus são fundamentais

O Amazonas apresentou redução na taxa de transmissão da Covid-19, segundo balanço epidemiológico apresentado nesta quinta-feira (04/02), pelo diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes. De acordo com o levantamento, divulgado durante live transmitida pelas redes sociais do Governo do Estado, os dados apontam tendência de estabilidade, resultado da intensificação das medidas de prevenção e controle do novo coronavírus, previstas em decerto estadual.

“Nós tínhamos, há duas semanas, uma taxa de 1.30, que significa que de cada 100 infectados, no intervalo de uma semana, os mesmos têm poder de transmitir para 130 pessoas. Nós éramos os primeiros e hoje o Amazonas está em 5º no ranking nacional. Esse número reduziu de 1.30 para 1.1. Significa que ainda temos uma alta taxa de transmissão, mas os dados têm mostrado a estabilidade e tendência de redução no número de casos”, ressaltou Cristiano.

Durante a transmissão ao vivo, o governador do Amazonas, Wilson Lima, reforçou a necessidade de se cumprir as medidas restritivas, estabelecidas em conjunto com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

“Não há outro caminho para quebrar essa cadeia de transmissão, a gente já começa a ver alguns resultados, baixando essa taxa de infecção. Conseguimos, esses dias, perceber uma estabilidade nos números. Eles não estão caindo como nós esperávamos. Esperávamos que caísse mais rapidamente, mas já encontrou uma estabilidade e a tendência é que possa melhorar, mas essa melhora vai depender do esforço que cada um de nós fizermos”, enfatizou Wilson Lima.

“Quanto mais a gente se esforçar, quanto mais a gente respeitar as orientações estabelecidas pelos profissionais da saúde, maior vai ser o nosso sucesso e mais rápido a gente vai conseguir sair dessa situação”, acrescentou o governador.

Média móvel de casos e óbitos – O diretor-presidente da FVS-AM, em exercício, destacou que o Amazonas também apresentou queda na média móvel de casos, na capital e interior. “Manaus teve uma redução importante de 19%; e o interior uma redução de 8%. Ou seja, essa força, essa velocidade de transmissão tem caído principalmente no interior (proporcionalmente)”, avaliou Cristiano Fernandes.

Em relação aos óbitos, o Amazonas tem uma taxa de letalidade da Covid-19 elevada – a maior do país, segundo estudo da FVS-AM. No entanto, a média móvel de mortes também apresenta tendência de queda.

“Um indicador extremamente importante, a média móvel de óbitos nos últimos 14 dias, nós também temos apresentado uma redução tanto no interior, como na capital. No Amazonas, a média está em torno de 80 óbitos por dia. A capital tem média de 65 óbitos por dia; enquanto o interior, em torno de 20. Então a gente tem tendência à redução de número de óbitos por Covid”, pontuou Fernandes.

Ocupação de leitos – Ao apresentar a taxa de ocupação de 90% tanto para leitos clínicos, quanto para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Cristiano defendeu o isolamento social como ferramenta capaz de conter o avanço do vírus e, consequentemente, a busca por leitos nas unidades de saúde.

“A gente faz um paralelo do ano passado com esse ano, mostrando que a gente já atingiu, em determinados momentos, mais de 60% de isolamento social. Isso faz toda a diferença no sentido de bloquear a transmissão, de diminuir essa força de transmissão. Ou seja, já começamos a ter resultados com as medidas que foram adotadas pelo Estado”, considerou o diretor-presidente.

FOTO: Herick Pereira/Secom

spot_img