Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Creatina: o que é e quais os efeitos no esporte?

Conheça a creatina e entenda para que ela serve

A creatina é um dos suplementos mais utilizados por atletas e praticantes de atividades físicas. O composto está presente em alguns alimentos, como na carne e no leite, mas também pode ser consumido por meio de suplementos. No organismo, ela fornece energia de modo rápido para os músculos, de modo a auxiliar a contração muscular. A creatina é importante durante a prática de exercício físico, pois atua na prevenção do estresse oxidativo, além de auxiliar a geração de energia. Por esse motivo, ela muito utilizada pelos praticantes de atividades físicas que buscam ganhar massa e força muscular.
A nutricionista e consultora da New Millen, Bruna Nogueira, nos respondeu algumas dúvidas sobre o suplemento! Confira:

Por que suplementar?

A necessidade diária de creatina no corpo é de cerca de 2 a 3g, sendo que desse total, 1g é adquirido por meio de alimentos e o restante é sintetizado pelo organismo. Segundo a nutricionista, a suplementação é feita, porque o nível de creatina absorvido por meio dos alimentos é baixo. “Somente pela alimentação não é possível atingir as necessidades corporais para manter em níveis adequados as reservas de creatina: isso porque, carnes, leite e derivados não apresentam altas concentrações desses compostos (por exemplo, a cada 1 kg de carne, contém cerca de 2 a 4g). Dessa forma, a suplementação auxilia a aumentar a ingestão desse composto em concentrações que promovem o rápido aumento dos estoques musculares de creatina.”, explica.

Como suplementar?

Segundo Bruna, a estratégia mais comum de uso é a fase do chamado “carregamento”, em que se ingere 0,3g de creatina/kg de peso corporal, 4x ao dia, por apenas 5 a 7 dias, seguida pela fase de manutenção, em que a creatina é ingerida em doses de 3 a 5g diárias ou 0,3g/kg de creatina por peso corporal.

Quando tomar?

A nutricionista da New Millen conta que, por se tratar de um suplemento em que os benefícios não são imediatos, perceptíveis apenas após um período de consumo regular, a creatina não tem um horário certo no dia para ser ingerida, podendo ser usada no pré-treino, durante ou pós-treino. Ela explica ainda que “Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, a ingestão de creatina simultânea com o consumo de uma fonte de carboidratos ou de carboidratos + proteínas e torna a captação de creatina muscular mais eficiente.”

É seguro consumir creatina?

Como todo suplemento, antes de iniciar o uso, a pessoa deve buscar um nutricionista, que conduzirá uma avaliação individualizada. Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, estudos demonstram que a curto e longo prazo a suplementação de até 30 g/dia, durante 5 anos, é segura e bem tolerada em indivíduos saudáveis (ou seja, sem nenhum diagnóstico prévio de doenças ou alterações hepáticas e renais), de diferentes faixas etárias, sem causar efeitos adversos graves.

Sobre a New Millen

A New Millen é uma empresa 100% nacional e com padrão internacional de qualidade e segurança na industrialização, atuando há mais de 30 anos no mercado, fornece alimentos saudáveis de elevada tecnologia e engenharia nutricional, além de trabalhar com marcas próprias.

Com uma planta industrial moderna, de mais de 7.000m², localizada em Cajamar (SP), a New Millen possui maquinários de última geração e um laboratório totalmente equipado para realização de testes.

Qualidade, responsabilidade social e performance são alguns dos pilares valorizados pela marca. E esses princípios se refletem nos atletas patrocinados, que se orgulham e, literalmente, vestem a camisa da empresa.

Com o intuito de conquistar a confiança de seus clientes por meio de bons resultados, a New Millen oferece produtos saudáveis, seguros e que melhoram o desempenho físico e mental de seus consumidores.

Acesse: www.newmillen.com.br ou www.instagram.com/newmillenoficial

-publicidade-