As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Creche do SESI volta às aulas para mais de 600 crianças

Creche do SESI/ volta às aulas/crianças

Mais de 600 crianças do maternal e creche tiveram seu primeiro dia de aula, nesta segunda-feira, 6, na Escola SESI Dr. Francisco Garcia. São crianças a partir do 4º mês até os 3 anos de idade. Na próxima segunda-feira, 13, será a vez dos alunos da Pré-Escola, de 4 a 6 anos de idade, iniciarem o ano letivo. Ao todo, 3.491 alunos estão matriculados nas escolas SESI, em 2017, a maioria, dependentes de trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Para o líder de materiais na empresa P&G, Jair Rodrigues e sua mulher, Viviane Lopes, o SESI tem uma grande importância na vida dos seus filhos porque os ensinam a ser organizados. A experiência do casal com o SESI já faz três anos, desde a colocação do primeiro filho na escola, Lincoln, hoje com 5 anos. Depois vieram Maurício Levi, de 4, e Pérola, de 2 anos, que começou ontem o seu primeiro ano na creche.

O casal de engenheiros da empresa Electrolux, Gilson Makimoto, 36, e Lilian Mendonça, 37, disse se sentir confortável ao deixar a filha, Julie, de 3 anos, para o seu primeiro dia de aula no Maternal 3. A única dificuldade foi convencer Julie a se separar da mãe, mesmo não sendo a sua primeira vez na escola. Julie frequenta o SESI desde os 6 meses de idade, mas mostrou-se um pouco assustada com o ambiente, o que para a psicóloga da escola, Deborah Moreira, é normal no primeiro mês de aula.

“É de aproximadamente um mês o período de adaptação ou mesmo readaptação das crianças em um novo ambiente, com novas pessoas, e essa é a nossa preocupação. Estamos aqui para preparar essas crianças para que enfrentem a vida, seja agora na mudança de série ou mais tarde, ao começar um novo emprego ou o fim de um relacionamento. Sendo assim, oferecemos nesse primeiro mês uma atenção redobrada, tanto para os filhos quanto para os pais que muitas vezes, acabam passando insegurança para a criança, fazendo com que muitas das vezes ela não se adapte na escola”, disse a psicóloga.

A Escola SESI Dr. Francisco Garcia desenvolve o projeto Acolhendo com Alegria, nos primeiros dias de aula da educação infantil. “O trabalho é muito importante porque é o início de escolarização, e o ambiente escolar não pode e nem deve ser diferente do ambiente familiar”, frisa a gerente da escola, Maria Acilda Santos.

“Na verdade, o nosso trabalho começa muito antes das aulas, desde o primeiro contato dos pais com a escola. É importante que o pai, ao participar das reuniões, interaja com a equipe técnica, conhecendo bem o funcionamento da escola e até mesmo, mais para frente, conheça as profissionais que irão a partir do primeiro dia de aula, cuidar diretamente de seus filhos, fazendo assim com que o primeiro dia seja prazeroso para ambos”, explica Deborah.

As escolas do SESI empregam a metodologia de ensino Sócio-Interacionismo, que valoriza a interação dos alunos e o ambiente escolar, ou seja, a criança traz os seus conhecimentos primários, convívio com a família, e a escola se encarrega de contextualizar todas as informações e assim trabalhar com o aluno o contexto sociocultural para enfrentamento da vida.

você pode gostar também