24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Creches da Prefeitura de Manaus são destaque por agenda pedagógica diferenciada

Apostando na relação com a família, mantendo o diálogo diário sobre as diversas situações que acontecem no universo infantil dentro e fora da escola, a Prefeitura de Manaus tem se destacado com uma agenda pedagógica pioneira nas creches municipais, promovendo experiências transformadoras na vida de crianças de 0 a 3 anos.

“A educação tem sido tratada com muito respeito e compromisso pela nossa gestão, qualificando professores, melhorando estruturas e investindo em novas ações pedagógicas. Quando assumi a prefeitura, em 2013, Manaus tinha uma creche e hoje são 19 unidades, que ajudam as mães a irem trabalhar, sabendo que seus filhos e filhas estão sendo cuidados em lugar seguro, mais que isso, em lugar com ambiente favorável ao seu pleno desenvolvimento”, comenta o prefeito Arthur Virgílio Neto, parabenizando todo o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Desde 2014, as creches municipais contam com o currículo escolar “Vivências e Saberes”, o qual facilita o planejamento anual baseado no desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, com experiências que se destacam pela qualidade do processo ensino e aprendizagem. Além disso, com a agenda que cada aluno recebe da prefeitura, familiares e professores mantêm diálogo diário sobre as diversas situações que acontecem dentro e fora da escola.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, reforça a importância de as famílias colaborarem com a educação, acompanhando seus filhos no aprendizado. “Este ano estamos trabalhando em toda a nossa rede de educação com o ‘Família e Escola, todos responsáveis pela educação’. Esse envolvimento dos pais ou responsáveis, com certeza, faz a diferença para que alcancemos melhores resultados na educação das crianças”, afirma.

A rede de educação infantil atende as crianças em idade de creche por meio da Gerência de Creches (GC), que também vem atuando na capacitação de profissionais. “Desde a gestão, o pedagógico, a assistência social, entre outras questões, tudo foi sistematizado numa estrutura documental para amparar o funcionamento e o entendimento do que se quer para as creches da cidade e na educação das crianças pequenas”, destaca a gerente da GC, Wissilene Brandão.

O programa tem refletido diretamente na qualidade da educação, se desdobrando em ações de educação, saúde, envolvimento familiar, voltado para a transição da criança na creche, além de mediações pedagógicas que fortalecem a tríade: brincar, cuidar e educar. Interações pedagógicas, assessorando a família para as próximas fases da criança, e o programa de referências e parâmetros, que garantem os direitos fundamentais da criança pequena, também integram as estratégias da GC.

Estrutura

As creches municipais funcionam nos turnos matutino e vespertino, com o quadro funcional composto por uma equipe de profissionais multidisciplinares, entre eles professores, pedagogos, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo e manipuladores de alimentos.

“A partir da equipe técnica, são criadas estratégias, como teatro, leituras, gincanas esportivas e dinâmicas em salas de aula, para que as ações macros venham ao encontro da necessidade da nossa comunidade escolar e também dos nossos bebês”, explica a diretora da creche municipal Luzenir Farias Lopes, Tathiane Cunha.

A estrutura das creches abrange salas de aula, de atividades e multiuso, fraldário, lactário, solário, pátio coberto, refeitório, banheiros comuns e adaptados, área externa, recepção, secretaria, almoxarifado, sala de professores, sala de direção e coordenação, cozinha, despensa, lavanderia, depósito de material de limpeza e depósito de lixo.

Das 19 unidades de educação infantil instaladas no município, 15 são próprias e quatro são conveniadas. Com as inaugurações de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a rede municipal de ensino de Manaus atende, aproximadamente, 52 mil crianças, de um a cinco anos, que estudam em 266 unidades de ensino.

Paisagismo

Além da infraestrutura e servidores qualificados, as creches de Manaus contam com projeto de paisagismo e arborização, que torna o espaço mais humanizado. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com árvores de espécies frutíferas e florestais, como acerola, graviola, araçá-boi, rambutã, biribá e pau-pretinho, além canteiros com jardins floridos compostos por espécies ornamentais. Os espaços também receberam grama e podem ser utilizados pelas crianças em atividades de educação ambiental.

Texto – João Paulo Gonçalves / Semcom

Foto – Altemar Alcântara / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui