24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Credenciamentos do Programa de Regionalização da Merenda Escolar são estendidos a cinco novos municípios

Anamã, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Silves e Itapiranga passaram a integrar ação, que agora tem profissionais da ADS em 19 municípios do interior

A ação de credenciamento para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) do Governo do Amazonas está sendo estendida para mais cinco municípios, a partir desta quarta-feira (15/01). Até o dia 20 de janeiro, técnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) irão credenciar produtores rurais, cooperativas, agroindústrias e associações que tenham interesse em fornecer alimentos regionais para a merenda escolar da rede pública estadual ao longo deste ano.

Os novos municípios atendidos são: Anamã, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Silves e Itapiranga. Os credenciamentos são realizados nas unidades locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Contemplando agora um total de 19 municípios, a ação de credenciamento que iniciou no dia 8 de janeiro deve alcançar um total de 600 cadastros, segundo o diretor técnico da Agência, Tomás Sanches.

“O objetivo de estarmos expandindo nossos atendimentos no interior é pensando unicamente em facilitar a vida do produtor, fazendo ele evitar o desgaste físico com o deslocamento, sobretudo nestes municípios mais longínquos. Conseguimos fazer o deslocamento das equipes para que o produtor rural possa suprir a necessidade da merenda escolar em seu município, fornecendo produtos frescos e de maior qualidade”, disse o diretor técnico.

A atividade está sendo desenvolvida em parceria com profissionais da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), por meio do projeto de apoio ao desenvolvimento do setor primário no estado. Até o momento, pelo menos 299 fornecedores já foram inscritos.

Além dos atendimentos aos interessados em fornecer para o Preme, a ação também contempla a divulgação e o credenciamento de produtores interessados em participar dos editais abertos para doação onerosa de aeradores para piscicultura e embalagens para armazenamento e transporte de alimentos regionais. Os produtos estão sendo disponibilizados com preços subsidiados em até 80%.

Ação de credenciamento – Entre os dias 8 e 15 de janeiro, as equipes da ADS realizaram ação de credenciamento nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. Desde o dia 13 de janeiro, técnicos da Agência estão realizando o credenciamento dos produtores em Novo Airão, Tefé, Itacoatiara, Manicoré, Boca do Acre, Benjamim Constant, Parintins, Humaitá, Maués e Fonte Boa.

Preme – Por meio de alteração no edital, agora o cadastro pode ser efetivado para correntistas de qualquer agência bancária.

As documentações são diferenciadas para fornecedores que sejam produtores rurais, agroindústrias ou cooperativas e associações. O edital de credenciamento está aberto até o dia 20 de janeiro, e a documentação completa está disponível para consulta no site da ADS (www.ads.am.gov.br).

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, basta entrar em contato direto com a Comissão Interna de Licitação da ADS pelo número (92) 98802-0481.

FOTO: Divulgação/ADS

spot_img